No último torneio do ano e com os melhores do mundo em ação, o nome de Hugo Calderano por si só no World Tour Grand Finals de Tênis de Mesa já seria uma vitória. Mas, o brasileiro vai atrás de mais. Atual número 6 do ranking, entra na competição dominada por asiáticos querendo fazer história: encerrar a hegemonia de 13 anos de orientais saindo com o título da competição.
Para isso, Calderano terá um caminho nada fácil. Na manhã de sexta-feira (14), ele estreia diante do japonês Yuya Oshima, 33° do ranking mundial e 16° no Circuito Mundial, às 03h05 (de Brasília), em Incheon, na Coreia do Sul. O torneio começa nesta quinta (13) e é disputado em sistema eliminatório e, caso avance, o brasileiro pode enfrentar logo nas quartas de final o atual número 1, o chinês Faz Zhendong.
Ao todo, são 16 competidores no World Tour Grand Finals, sendo 13 deles asiáticos. Além de Hugo Calderano, único representante das Américas, estão ainda os alemães Timo Boll e Patrick Franziska. Os mesatenistas selecionados foram aqueles que tiveram melhores resultados ao longo da temporada – Calderano foi o sétimo que mais somou pontos.
Já na Coreia do Sul, Calderano participou do prêmio ITTF Star Awards, onde foi um dos quatro indicados ao melhor mesatenista da temporada. No entanto, o chinês Fen Zhendong, campeão da Copa do Mundo e dos Abertos da Hungria, Catar e Suécia, foi quem levou o troféu da entidade.
Com Globo Esporte

Horários do jogo na Coreia do Sul, com fuso horário de 11 horas à frente de Brasília (Foto: Reprodução)