O Presente
Esportes

Integrantes da Associação dos Árbitros Rondonenses participam do Congresso Estadual de Arbitragem de Futsal

calendar_month 3 de março de 2026
3 min de leitura

A Associação dos Árbitros Rondonenses (AAR) marcou presença no XXV Congresso Estadual de Arbitragem de Futsal 2026, realizado em Guaratuba entre os dias 20 e 22 de Fevereiro.

Foi realizada a pré-temporada dos oficiais de arbitragem, marcando o início dos trabalhos da Arbitragem de Futsal em 2026. O evento ocorreu na Sindafep/Guaratuba/PR e foram feitas reuniões com os quadros de arbitragem da FIFA, CBFS e FPFS, além de palestras e testes físicos voltados aos oficiais de todo o Estado do Paraná, reunindo mais de 600 participantes. Também foram repassadas as alterações nas regras do Futsal para 2026, atualizando o quadro da AAR responsável por conduzir inúmeras competições regionais e Jogos do Governo, bem como atuar nas Séries Ouro, Prata e Bronze.

A AAR se consolida como uma das principais Associações de Árbitros do estado, destacando-se pelo comprometimento de seus oficiais e sempre em busca da excelência nos serviços prestados.

Atualmente, a AAR conta com um expressivo número de 30 oficiais de Arbitragem, realizando trabalhos regionais nas modalidades de Futebol, Futsal e Futebol 7.

Alterações na regra de Futsal

Tiro Penal não é mais falta acumulativa.

Dez segundos antes de terminar o tempo técnico o cronometrista deve emitir um sinal de alerta com o apito de mesa para que as equipes saibam que o tempo está acabando.

Se um jogo for paralisado e dado bola ao chão, no reinício de jogo a bola deve ficar com quem teria o controle dela na sequência da jogada. Igual ao Futebol.

Se em um determinado lance um jogador reserva ou membro da CT toca na bola próximo a linha lateral ou linha de fundo com a bola ainda dentro da quadra, observa-se se o lance interferiu nas ações do adversário. Se não interferiu, Tiro Livre Indireto (TLI) sem cartão e orienta o infrator. Se teve peso no jogo e interferiu nas ações do adversário, dependendo da circunstância, cartão amarelo e Tiro Livre Direto (TLD) ou cartão vermelho e TLD. Se for dentro da área, tiro penal.

Quando for marcado um Tiro Penal por causa de um toque de mão na bola dentro da área por conduta imprudente do atleta não deve ser dado o cartão amarelo, haja vista a grande chance de gol que o tiro penal representa. Se esse mesmo lance for fora da área, apresenta o cartão amarelo por interromper uma jogada promissora, haja vista que a possibilidade de gol fica diminuída.

Se um jogador cobra um lateral, tiro de canto ou falta e é substituído e, sem que outro atleta toque na bola, seu substituto entra em quadra e toca a bola na sequência, é bitoque. TLI.

Se um goleiro faz um arremesso largando a bola ao chão e é substituído, se o goleiro substituto entrar em quadra e tocar a bola antes que outro jogador o faça, é bitoque.

O Presente com AAR

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.