Fale com a gente

Esportes Luta olímpica

Irmãos comemoram título e classificação à etapa nacional

Publicado

em

Foto: Jaqueline Galvão

O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu foi palco das disputas da luta olímpica estilo greco-romana na fase final do 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS), revelando, no domingo (04.08), os campeões estaduais, que, além do título, asseguraram vaga para participar dos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), entre os dias 16 a 30 novembro, em Blumenau (SC).

Os irmãos Marcelo e Andrey Campos dos Santos comemoraram juntos a classificação à etapa nacional da competição. Defendendo as cores do Colégio Estadual Afonso Pena, de São José dos Pinhais, Marcelo sagrou-se campeão da categoria 15 a 17 anos peso médio (58 a 69 Kg) e Andrey ficou com a medalha dourada da categoria 12 a 14 anos peso médio (53 a 59 Kg). Os dois já haviam conquistado a prata na luta estilo livre.

Estreantes na competição, os irmãos treinam juntos há cerca de um ano e meio. Eles contam que o esporte ajudou a aproximá-los, criando um vínculo maior de respeito e amor um pelo outro. “Brigávamos demais em casa, o esporte ajudou muito na nossa relação e também com a família. Como irmão mais velho ajudo o Andrey instruindo ele, dando dicas e mostrando algumas técnicas de como aprendi a fazer. Torço muito por ele quando está lutando, grito, vibro, porque sei do potencial dele, até onde pode chegar. Na última luta ele lutou com a perna machucada e é muito difícil lutar assim, porque a greco-romana exige força, então ver ele quebrar seus próprios limites e ir além é muito gratificante. Estou muito feliz em podermos comemorar juntos a nossa primeira medalha de ouro dos Jogos Escolares”, disse sorridente Marcelo, que anseia chegar aos Jogos Olímpicos.

Contar com a torcida do irmão é um fator motivador para Andrey, que se espelha no exemplo de Marcelo para competir. “Quando um familiar seu está junto na sua caminhada é um incentivo maior pra continuar buscando cada vez mais melhores resultados. Essa medalha de ouro me inspira e me motiva a querer lutar. Esse esporte é saudável, na minha vida trouxe mais comunhão com minha família e meus amigos, porque eu era muito sozinho. Poder contar com a torcida do meu irmão e comemorar com ele meus resultados é muito bom, me deixa feliz”, declarou Andrey.

Em sua primeira participação, Wesley Breve Batista, da Escola Estadual Érico Veríssimo, de Cambé, garantiu o título da categoria 12 a 14 anos peso pesado (66 a 73 Kg) na luta estilo livre e greco-romana. “Consegui atingir meus objetivos, agora estou ansioso para a etapa nacional. Agradeço ao apoio do meu técnico e da minha família, que acreditaram em mim e me incentivaram em todos os momentos”, falou o jovem atleta, que comemorou seu 13º aniversário na competição.

O sensei Alex Bernardes enalteceu a conquista de Wesley, uma das revelações do esporte no município cambeense. “Ele alcançou o objetivo máximo da competição, estou muito feliz pela sua performance. Agora o nosso foco se volta à preparação aos Jogos Escolares da Juventude, o ritmo de competição será diferente, por isso é necessário intensificarmos os treinos para que o Wesley esteja preparado para as lutas que terá, vamos fazer um aprimoramento técnico e um trabalho de fortalecimento para a modalidade específica”, expôs Bernardes.

 

Campeões por equipe

Com o encerramento da luta olímpica, foram revelados os campeões por equipe da competição, que reuniu durante dois dias aproximadamente 45 atletas na disputa. Com dobradinha no pódio, o Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu, faturou o título geral da categoria 15 a 17 anos, enquanto, no feminino, a Escola Estadual Manuel Bandeira, de Alto Piquiri, e, no masculino, a Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo, de Cambé, levaram o troféu da categoria 12 a 14 anos.

Acompanhe informações diárias sobre a competição pela fanpage www.facebook.com/jogosescolaresdoparana.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e contam com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e do município de Foz do Iguaçu.

 

Confira abaixo a classificação final da luta greco-romana:

 

Categoria 12 a 14 anos, masculino

Peso Leve (38 a 47 Kg)

1° Fabricio Matheus da Silva Neves, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

 

Peso Médio (53 a 59 Kg)

1° Andrey Julian Campos dos Santos, do Colégio Estadual Afonso Pena, de São José dos Pinhais.

2° Junior Osvaldo dos Santos, da Escola Estadual Érico Veríssimo, de Cambé.

3° Kauê Henrique Picolotto Zuze, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

4° Rodrigo Vinicius Costa de Souza, da Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo, de Cambé.

5° Evandro Nicolau Zanelli, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cambé.

 

Peso Pesado (66 a 73 Kg)

1° Wesley Brene Batista, da Escola Estadual Érico Veríssimo, de Cambé.

2° Gustavo Roque Esteven Moises, da Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo, de Cambé.

 

Categoria 15 a 17 anos

Peso Leve (46 a 54 Kg)

1° Willian Silva Rubik, do Colégio Estadual Professora Hildegard Söndahl, de Curitiba.

2° Mauricio Ivan dos Santos, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

3° Gabriel Francisco Maldonado Souza, da Escola Estadual Érico Verissimo, de Cambé.

4° Renan Kaiky Luz da Rosa,do Colégio Estadual Lindaura Ribeiro de Lucas, de São José dos Pinhais.

5° Danilo Bonato de Melo, da Escola Estadual Valdir Umberto Azevedo, de Cambé.

 

Peso Médio (58 a 69 Kg)

1° Marcelo Eduardo Campos dos Santos, do Colégio Estadual Afonso Pena, de São José dos Pinhais.

2° Ítalo Solva Santos Rodrigues, da Escola Estadual Valdir Umberto Azevedo, de Cambé.

3° João Vitor Ferreira, do Colégio Estadual Tiradentes, de São José dos Pinhais.

4º Fernando de Faveri Gomes, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

 

Peso Pesado (76 a 85 Kg)

1° Vitor Augusto Bispo dos Santos, do Colégio Sesi Boqueirão, de Curitiba.

2° Isac Costa Duarte, do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, de Santa Terezinha de Itaipu.

3° Mateus Santos de Oliveira, do Colégio Estadual Silveira da Motta, de São José dos Pinhais.

4º Alessandro Spohr de Oliveira, do Colégio Estadual Zewe Coimbra, de Santa Terezinha de Itaipu.

5° Caio Soares de Sema, do Colégio Sesi, de Londrina.

 

Com JEPS

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente