Fale com a gente

Esportes Lenda do automobilismo

Jackie Stewart diz que Hamilton é “melhor de sua era” e prevê título de Verstappen

Publicado

em

Foto: Divulgação/LAT Images

O título por antecipação de Lewis Hamilton na Fórmula 1 na temporada 2018 convenceu até Jackie Stewart de sua superioridade sobre Sebastian Vettel, que é tetra da categoria. No ano passado, em uma brincadeira promovida pelo GloboEsporte.com no paddock de Interlagos chamada “Grid dos campeões”, o lendário ex-piloto colocou o alemão da Ferrari à frente do piloto da Mercedes. No top 10 de Jackie, Vettel era sétimo, Hamilton, o oitavo. Mas a quinta conquista, para ele, fez o britânico ultrapassar o rival. Mais que isso, coloca Lewis como “melhor de seu tempo”. Em uma entrevista exclusiva em seu hotel em São Paulo na semana do Grande Prêmio do Brasil, a lenda da F1 fez uma análise e elogiou o pentacampeão.

“Eu acho que sim (ele passou). O Lewis, no momento, é claramente o homem dominante. E o time é o time dominante. Eu acho que quando (Stirling) Moss e (Juan Manuel) Fangio – melhor da história para Jackie – estavam na Mercedes, era o mesmo. Ferraris e Maseratis não estavam na frente. Era sempre Mercedes. Normalmente o hábito da Mercedes é vencer e largar. Mas estou maravilhado com o tempo em que estão dominando agora. Eles continuaram a entregar um ótimo carro com um ótimo time, e o Lewis cresceu muito para ser um piloto muito melhor do que era antes. Mas é difícil comparar gerações. Você só pode ser o melhor de seu tempo, e Lewis é o melhor de seu tempo”,  relatou.

Apesar de Hamilton ser, para Jackie Stewart, o “melhor de seu tempo”, um outro piloto vem chamando a atenção do tricampeão da F1. Trata-se de Max Verstappen. Para o britânico, o jovem holandês de apenas 21 anos será o próximo novo campeão da categoria.

“Sim (ele será o próximo novo campeão). Ele tem uma habilidade natural incrível. Ele está mais racional. Ele não sai mais tanto da pista quanto antes… A exuberância da juventude te permite pensar que você pode fazer coisas além do possível. Você tenta. Agora ele está mais moderado. Chegou a um nível onde pode fazer um grande trabalho”, opinou.

Jackie Stewart falou ainda sobre diversos outros assuntos. Ele analisou a ausência de brasileiros na Fórmula 1, disse que sonha com a volta de competidores do Brasil e quer ver também mulheres pilotando. Ele fez também uma comparação da F1 antiga e da atual e disse aprovar a instalação do halo nos carros. Para ele, se existisse essa ferramenta de segurança na década de 1990, o brasileiro Ayrton Senna “ainda estaria entre nós”.

 

Com Globo Esporte

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente