João Fonseca estreou com vitória no Miami Open durante a noite desta quinta-feira (20), nos Estados Unidos. O brasileiro, atual número 60 do mundo, superou na primeira rodada do Masters 1000 o americano Learner Tien, 66º do ranking da ATP. João venceu de virada por 2 sets a 1, parciais 6/7 (1), 6/3 e 6/4. A partida foi marcada pela resiliência do carioca, que teve ânsia de vômito no terceiro set, mas não se entregou apesar do mal estar.
“Jogo difícil, acabei passando mal, querendo vomitar. Não sei o que aconteceu, se foi o nervosismo, mas foi só um susto. Muito feliz pela primeira vitória no Miami Open e com essa torcida maravilhosa. Parecia que eu estava no Brasil. Eu sabia que seria uma partida difícil, Tien é um jogador muito esperto que resiste até o final”, disse João.
“Eu peguei a oportunidade e acho que isso é o mais importante, o que diferencia os jogadores top-100 dos top-20 é que eles pegam as oportunidades, jogam melhor os momentos importantes, então feliz com a forma como eu encarei hoje mentalmente e fisicamente. Estou pronto para a segunda rodada”, analisou João Fonseca.
A vitória também foi marcada pelo encontro da nova geração do tênis. João aos 18 anos superou o adversário de 19. Os dois são conhecidos das categorias de base e tinham se encontrado pela última vez na decisão do Next Gen ATP Finals 2024, também com vitória do carioca.
O adversário de João na próxima rodada será Ugo Humbert. O francês de 26 anos fará sua estreia no campeonato diante do brasileiro já que entrou de “bye” em decorrência de sua posição no ranking da ATP – é o atual número 20 do mundo.
Bom começo
Embalado pela conquista do Challenger de Phoenix, na última semana, João começou o confronto pra cima do adversário. No segundo ponto disputado, o brasileiro soltou a marretada de direita e mostrou seu cartão de visitas ao americano. No primeiro game, Fonseca construiu três break points e abriu uma quebra de vantagem.
Tien só encaixou seu jogo durante o terceiro game. Ele fez boa passagem pelo serviço e na sequência conseguiu devolver a quebra após erro de João na rede com a quadra aberta. O set ficou equilibrado e foi disputado game a game. João dominava as ações ofensivas. Tien variava muito bem o saque e se defendia na espera de um erro do brasileiro.
Fonseca teve dois break points no 5 a 5 e por pouco não sacou para o set. Num momento de baixa do brasileiro, Tien venceu João no tie break. O americano chegou a abrir 6 a 0 e fechou a parcial por 7 a 1, em 56 minutos.
Retomada
Como esperado num jogo entre dois jovens tenistas, os pontos foram marcados por intensas trocas e muito vigor físico. A falta de constância também esteve presente nos dois lados da quadra. No segundo set, João baixou a adrenalina e manteve a calma para superar o americano. Tien, por outro lado, pecou justamente com aquela que tinha sido sua principal arma no primeiro set: o saque.
Após duas duplas faltas do adversário, Fonseca abriu 3 a 1. Na sequência, o brasileiro confirmou o saque em mais um game de muitos rallys e trocas de vantagem. Resistente, João conseguiu manter a quebra até o final e confirmar a vitória no segundo set por 6 a 3.
Vitória na raça
O terceiro set foi definido no detalhe e teve importante participação da torcida brasileira. Quando João demonstrou cansaço físico, os brasileiros presentes aumentaram o volume. Tien, apesar de dono da casa, sentiu a pressão vinda das arquibancadas. O americano cometeu dois erros infantis e cedeu a quebra no 2 a 1.
Quando ia para o saque no 3 a 2, João passou mal e o jogo foi paralisado. O brasileiro sinalizou ao árbitro da partida que estava com ânsia de vômito. O médico entrou em quadra e medicou o carioca. Instantes depois, Fonseca voltou ao jogo com atuação de gala no saque. Ele confirmou o serviço em 40-0 com dois pontaços espetaculares, um deles defendido de costas na rede.
Deixando tudo de si em quadra, João chegou a ter um princípio de torção enquanto subia à rede nos pontos finais. Apesar das adversidades, conseguiu manter a vantagem para vencer o set por 6 a 4.
Com ge