O Presente
Esportes

Judocas conquistam medalhas no Mato Grosso do Sul na Copa Moura Internacional de Judô

calendar_month 29 de outubro de 2025
3 min de leitura


No ultimo final de semana, foi disputada em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, a tradicionalíssima Copa Moura Internacional de Judô, uma das mais conceituadas competições do calendário judoístico nacional.

Participaram, atletas de diversas unidades da Federação, e também, de países próximos, inclusive da Jamaica, país mais conhecido pelos resultados extraordinários do velocista Usain Bolt. Os municípios de Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes foram representados por judocas nas categorias feminina e masculina, integrantes dos projetos mantidos pela Associação Chronos, sob a Coordenação do Sensei Irineu Roberto Schmidtke.

De toda a equipe que esteve em Campo Grande, chegaram ao destaque no pódio, os quatropontenses Ana Julia Leindecker, na categoria até 70 quilos, e Jhonata Bruno Fucks, classe Sênior, na categoria mais de 100 quilos (nessa categoria, o campeão foi um atleta da Jamaica), ambos com a medalha de bronze, e a rondonense Salette Marieli, também conquistou a medalha de bronze, por sua vez na categoria até 48 quilos. E ainda teve mais um bronze, com a atleta Rayssa Castro, na classe Cadete até 57 quilos.

Já as atletas Emili Rutke Scheidt e Ketlyn Vitoria Alcântara, do distrito rondonense de Iguiporã, conquistaram a quinta colocação nas suas respectivas categorias, bem como Gustavo Oliveira Vermohlen, que parou nas eliminatórias das Classe Cadete e Sênior, ambas na categoria até 66 quilos. Os quatropontenses, Antonio Marcos e Ketlim Isabel com a sétima colocação na Classe Cadete, ele na categoria até 60 quilos e ela na acima de 70 quilos. Todos esses atletas integram o projeto Proesporte “Judô: caminho para o pódio”, do Governo do Paraná, com patrocínio integral da Copel.

A Copa Moura internacional, ainda teve a participação das rondonenses Laura Flores e Natasha Marques, respectivamente vice-campeã e medalha de bronze na Classe Sub 11, e da quatropontense Maite Vitória, sétima colocada na Classe Sub 13, até 48 quilos – essas três meninas integram o Projeto “Judô: construindo campeões”, tutelado pelo Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, e patrocinado pelas empresas Sooro Renner, M.A. Máquinas, Alibra ingredientes e Agrícola Horizonte.

Laura e Natasha frequentam o projeto de judô no contra turno da escola municipal Osvino Weirich, e a judoca Maite participa no polo do projeto em Quatro Pontes.

De acordo com o Sensei Irineu, Coordenador dos projetos, os resultados nas classes acima de quinze anos ficaram dentro do esperado, pois nessas faixas etárias, o judô, no geral, apresenta atletas com muito mais experiência. Já os resultados na classe Sub 11 foram muito bons, considerando-se que nessa faixa etária ainda é um trabalho de base, preparatório para daqui dois ou três anos aparecerem resultados mais consistentes. E os resultados conquistados por essas meninas em Campo Grande permitem vislumbrar que há boas chances de, num futuro próximo, Marechal Rondon poder comemorar novamente ótimos resultados no judô não somente em nível estadual.

O Sensei termina a análise da participação na Copa Moura Internacional lembrando que, paralelo à busca pelas medalhas, sempre haverá a dedicação pela construção de seres humanos melhores, responsáveis pela edificação de uma sociedade mais justa e fraterna através do judô.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.