O Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Júnior e Por Idades 2024, realizado no Ginásio Constâncio Vieira em Aracaju, capital sergipana, entre os dias cinco e oito de dezembro, contou com a participação de aproximadamente 300 ginastas de 10 países, e rendeu grandes resultados à atleta nova-santa-rosense Júlia Valentina Lorenzatto, acompanhada de sua técnica renomada: Gracieli Morais.
Julia atualmente reside em Toledo e é atleta da Associação de Ginástica Toledana (Agito). Ela foi convocada no último mês de outubro a integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica e, assim, participar do Campeonato Sul-Americano na categoria AC3 (11 e 12 anos) representando o País.
Julia, com apenas 11 anos, é a brasileira com mais medalhas de Ouro nesta competição sediada em Aracaju.
Ela brilhou ao se consagrar Campeã Sul-Americana Individual Geral AC3. Júlia também foi Campeã por Equipe e Campeã Máximo Acumulador. Nas Finais por Aparelho, deu um show, sendo medalhista de ouro por duas vezes – nas Mãos Livres e Aparelho Arco.
O Brasil encerrou a participação neste Campeonato com um total de 57 medalhas, sendo 42 de ouro, nove de prata e seis de bronze.
Histórico de conquistas
A carreira brilhante da jovem ginasta Julia Lorenzatto é repleta de grandes conquistas.
Com uma rotina intensa de treinos e dedicação à Ginástica Rítmica (GR), Julia iniciou aos cinco anos de idade, ainda em Marechal Cândido Rondon, sua história enquanto ginasta. Com apenas seis aninhos, já participou da 14ª Copa Oeste de GR em Toledo, em 2019.
Entre torneios e campeonatos em diversas cidades da região e estado, com oito anos Julia passou a integrar a equipe Agito de Toledo, conquistando então o 3º lugar no Campeonato Paranaense Mãos Livres e 6º lugar no Aparelho Corda Pré Infantil II.

2022
No ano de 2022, Julia se consagrou Campeã Geral no Campeonato Paranaense Pré Infantil II, Campeã por Equipe, além de Campeã Paranaense Individual nas Mãos Livres e no Aparelho Corda.

Em meio a diversas medalhas, Julia chega ainda mais longe, levando o Estado do Paraná ao lugar mais alto do pódio, sendo a Campeã Nacional de Ginástica Rítmica Pré Infantil Nível I – Geral, Mãos Livres e Aparelho Corda – no final de 2022.

2023
Em 2023, entre as principais conquistas, como a de Vice Campeã Geral e no Aparelho Bola dos Jogos Escolares do Paraná, Julia também foi Campeã por Equipes nos Jogos Nacionais, e Campeã Paranaense Infantil Nível 1 nas Mãos Livres, no Aparelho Maças e Aparelho Bola, faturando ainda o Bronze no Aparelho Fita e no Individual Geral.

Em seguida, a ginasta foi Campeã Brasileira 2023 – Geral e Mãos Livres – e Vice Campeã no Aparelho Fita, sendo finalista em todos os aparelhos.

2024
O ano de 2024 não poderia ser diferente. Julia novamente se consagra a Campeã Paranaense Individual Geral (Infantil Nível I). Nas finais por aparelho, Julia conquistou o Ouro nas Mãos Livres e nos Aparelhos Fita e Arco, além da Prata no Aparelho Maças.

Já no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil 2024, Julia foi finalista nos quatro aparelhos e sagrou-se Campeã Brasileira no Aparelho Fita e Vice Campeã Geral do Campeonato.

Representando o Estado do Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Julia é a Campeã no Aparelho Maças e Vice Campeã Individual Geral, Por Equipes e no Aparelho Arco.
Finalizando 2024 de forma brilhante, Julia Valentina Lorenzatto foi convocada para o Sul-Americano sediado em Aracaju, garantindo sua vaga na Seleção Brasileira (categoria AC3). Ela faturou cinco medalhas de Ouro, sendo um grande destaque na competição.




Com Portal Nova Santa Rosa