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Esportes

Marcas de Fla, Timão e SP valem, cada, mais de meio bilhão

Nem adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. Eacute; prov aacute;vel que a resposta seja ldquo;n atilde;o tem pre ccedil;o rdquo;. No entanto, a marca de cada clube vale, e muito, quando se trata dos maiores do Brasil. Foi o que revelou um estudo da Crowe Horwath RCS. Ainda que longe das assustadoras cifras dos europeus, tr ecirc;s brasileiros se apresentam como grandes pot ecirc;ncias. Os dois de maiores torcidas do Brasil, Flamengo e Corinthians, seguidos pelo S atilde;o Paulo, podem ter como grande fonte de renda suas marcas. Cada uma vale mais de meio bilh atilde;o de reais, segundo a pesquisa. O Manchester United eacute; o clube com a marca mais valiosa do mundo: R$ 3.204 milh otilde;es.
O levantamento levou em considera ccedil; atilde;o os 12 clubes de maior torcida e n uacute;mero de t iacute;tulos, de 1971 (in iacute;cio do Campeonato Brasileiro) a 2009. Os avaliados s atilde;o os quatro grandes de S atilde;o Paulo, os quatro do Rio, dois de Minas Gerais e os dois do Rio Grande do Sul.
De acordo com o estudo, a evolu ccedil; atilde;o nas receitas dos clubes entre 2003 e 2008 foi de 115%. As que apresentaram maior crescimento foram a explora ccedil; atilde;o do marketing e a venda de ingressos. Para chegar aos n uacute;meros finais, foram usadas informa ccedil; otilde;es como os dados financeiros, perfil e h aacute;bito dos torcedores, marketing e mercado nacional e local. O resultado eacute; baseado em marketing, est aacute;dio, s oacute;cios e m iacute;dia.
Para o futuro, essa arrecada ccedil; atilde;o pode ser ainda maior. Hoje, as marcas dos 12 principais clubes valem R$ 1,9 bilh atilde;o. Daqui a quatro anos, ap oacute;s a Copa de 2014, o n uacute;mero pode chegar a R$ 3,4 bilh otilde;es.
J aacute; de olho no Mundial, o S atilde;o Paulo espera manter, com seu est aacute;dio, a for ccedil;a que o projeta hoje como o terceiro da lista. O Tricolor se aproxima dos l iacute;deres gra ccedil;as a uma evolu ccedil; atilde;o de 234% em bilheteria e 93% em marketing.

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