O Presente
Esportes

Marechal Futsal traz jogadores com passagem em clubes do Brasil e do exterior

calendar_month 27 de janeiro de 2020
6 min de leitura

Passados dois meses do anúncio da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) oficializando o fim do projeto profissional da Copagril Futsal, foi confirmado na última quarta-feira (22) que o município de Marechal Cândido Rondon volta a ter uma equipe no cenário estadual da modalidade.

Trata-se da Jaclani Futuro, cujo time sub-20 criado em 2017 competiu até o ano de 2019 no Campeonato Paranaense Série Bronze. Agora a equipe profissional passa a se chamar Marechal Futsal, tendo como entidade mantenedora a Jaclani Futuro. Neste primeiro ano o time, mescla de atletas sub-20 e profissionais, vai disputar o Campeonato Paranaense Série Ouro e a Liga Futsal Paraná, além de participar do Paranaense Sub-20 e dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs).

Em entrevista ao O Presente, o empresário e responsável pelo projeto, Cristiano Bortolon, revelou que a sociedade rondonense vinha incentivando a Jaclani Futuro a assumir a gestão do futsal profissional no município. “No primeiro ano formamos um time com o objetivo de revelar jogadores de Marechal Rondon e outros municípios da região. Ao longo dos três anos demos a oportunidade e adquirimos certa experiência, portanto enxergamos ter chegado o momento ideal de que estes atletas joguem campeonatos mais acirrados, agora em nível profissional”, declarou. O rondonense, inclusive, preside a Liga Futsal Paraná.

Bortolon informa que o foco permanece no Paranaense Sub-20. “Teremos um calendário repleto de competições, entre elas a Série Ouro, por meio da qual os atletas jogarão contra times de Liga Nacional. No nosso caso, mesclamos atletas sub-20 remanescentes do projeto e contratamos jovens que entram no primeiro ano da categoria adulto, mais alguns que jogaram em times como Corinthians, bem como o goleiro Ortiz (José Ortiz Gómez), que veio do Cerro Porteño e competiu na final do Mundial diante do Carlos Barbosa. Então trouxemos atletas pontuais para ajudar os meninos nesse desafio devido à experiência”, enaltece.

 

PARCEIROS

Para ter viabilidade de disputar as competições na temporada 2020, a equipe Marechal Futsal contará com os patrocínios masters de Sicredi, Sempre Vida, Jaclani Esportes e Prefeitura de Marechal Rondon.

“Os patrocinadores estão aí para que possamos jogar em nível de futsal no Paraná e vamos buscar cada vez mais parceiros interessados em nos ajudar neste projeto. Quando deram aval para eu assumir, fui muito claro que sozinho não conseguiria. A intenção era montar um grupo gestor e a gente criou, ou seja, há diretores junto para tornarmos o futsal mais inovador”, destaca.

A família Bortolon possui uma franquia da Liga Nacional, que está cedida ao Joaçaba, de Santa Catarina, time que tem como técnico Paulinho Sananduva. “Temos uma franquia, mas a Copagril possui outra vaga. A nossa meta é desenvolver um bom trabalho para gradativamente evoluir e disputar uma Liga Nacional de Futsal, por isso a importância dos patrocinadores”, menciona, emendando: “Desde o ano de 2017 várias empresas vêm nos ajudando bastante, apoiando os atletas, pois, além de pagar jogador, existe logística, alimentação e outros aspectos que as pessoas às vezes não entendem”.

 

COMISSÃO

Para oferecer maior dinâmica aos trabalhos, Bortolon comenta que foi composta uma comissão técnica. “Fui muito pontual em uma visão estratégica para trazer para Marechal Rondon. Temos o Caverna (Marcelo Oliveira), que soma cinco anos no Corinthians e vem para ajudar na capacitação de toda a base sub-17 e sub-20. O goleiro Ortiz vem do Cerro Porteño e sempre sonhou em trabalhar com o Caverna. O Roberto Nunes segue o trabalho como treinador pela experiência que tem com os meninos”, ressalta.

A comissão técnica fica completa com Fernando Campos, Roni Santos e Nei Lautenchleger (Tanaca), esse último remanescente da Copagril.

 

TRAJETÓRIA

Roberto Nunes teve sua base formada no futebol de campo, com passagens pelo Athletico, Toledo, Mato-Grossense e quando a Copagril Futsal foi criada, em meados de 2002, regressou a Marechal Rondon para trabalhar como preparador físico. Nunes ficou dez anos na Copagril e na equipe rondonense teve a oportunidade de trabalhar com o atual técnico da Seleção Brasileira de Futsal, Marquinhos Xavier.

“Para mim é um desafio ímpar, porque a Jaclani Futuro ingressou na Série Bronze com atletas novos e neste ano vai jogar duas competições adultas, que são a Liga Futsal Paraná e a Série Ouro. Esse último é um dos campeonatos mais difíceis do Brasil por ter times de Liga Nacional. Estamos com atletas de lugares diferentes, então teremos de pegar o melhor de cada um e entrosar nossa equipe, que é o Marechal Futsal”, expõe.

No que tange aos treinamentos, o técnico adianta que a apresentação do Marechal Futsal está agendada para o próximo dia 10, a partir de quando os trabalhos preparatórios serão iniciados com os atletas. “A Série Ouro deve ter suas disputas iniciadas no mês de março, enquanto a Liga Futsal Paraná ocorre no segundo semestre. Em relação ao Paranaense Sub-20 não tivemos acesso ao calendário”, enaltece, lembrando que os treinos e os jogos acontecerão no Ginásio Ney Braga.

Um jogo-treino, inclusive, deve ser realizado na cidade no final de fevereiro.

 

TORCIDA ORGANIZADA

A diretoria do Marechal Futsal deve lançar em breve a Carteirinha VIP para que a torcida rondonense e da microrregião compareça ao Ginásio de Esportes Ney Braga para prestigiar os jogos. “Pensamos no valor de R$ 150 com camiseta, uma forma da gente investir na nova torcida, inclusive com parcelas no cartão. Hoje todo mundo pode ajudar comprando uma carteirinha, uma camiseta ou algo que leve o nome de Marechal Rondon bem longe. Queremos agradecer a todos os patrocinadores que nos auxiliaram a lançar o projeto e agora vamos buscar outros apoiadores. Faremos de tudo para divulgar os patrocinadores, pois, além da propaganda, também devem ter o retorno”, afirma Bortolon.

Em relação ao fardamento, o primeiro será o padrão branco da Jaclani Futuro, confeccionado pela Jaclani Esportes, o número dois possivelmente com a identidade Sicredi e a terceira provavelmente nas cores rosa e azul, estilo Sempre Vida em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. “A gente se preocupa em oferecer certa visibilidade e estratégia para os patrocinadores”, conclui Bortolon.

 

RELAÇÃO DE JOGADORES

Goleiros: Gustavo (Alemão), José Ortiz Gómez (Ortiz) e Mikael Deon (Mika)

Fixos: Neto Veiga, Victor da Cunha (Chupeta), Vinicius Teixeira e Vinícius Rodrigues (Vini)

Alas: Gabriel Silva, Gabriel Traiano, Guilherme Marques, João Perachi, Kaio Lemos, Marco Moreira (Marquinho) e Yago Penha

Pivôs: Dhjesley Lemes, Giovani Frigeri (Alemão), Jacson Silva e José Bobadilla (Tote)

 

COMISSÃO TÉCNICA

Supervisor: Marcelo Oliveira (Caverna)

Treinador: Roberto Nunes

Preparador: físico Fernando Campos

Preparador de goleiros: Roni Santos

Mordomo: Nei Lautenchleger (Tanaca)

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.