Fale com a gente

Esportes Fase regional

Marechal Rondon receberá 1,4 mil esportistas nos Jogos da Juventude

Publicado

em

Secretário municipal de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko): “Enquanto gestores, enxergamos os jogos oficiais como de grande relevância e sediar a fase regional significa oportunizar à população local e regional vivenciar com seus filhos atletas e toda comunidade algo que realmente transforma vidas, que é o esporte” (Foto: Joni Lang/OP)

 

O município de Marechal Cândido Rondon se transforma na capital regional do esporte na próxima semana. Isto porque em torno de 1,2 mil atletas participarão, de terça-feira (23) a domingo (28), da 32ª edição da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). A abertura da competição está agendada para as 19h30 de segunda-feira (22), no Ginásio Ney Braga, com o desfile das delegações dos 27 municípios participantes, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko), haverá disputas nas modalidades coletivas de basquete feminino e masculino, futebol masculino, futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino e vôlei feminino e masculino, com um total de 148 equipes. O basquetebol é a modalidade com menos equipes, três, enquanto o futsal polarizará as disputas com 33 selecionados, sendo 13 no naipe feminino e 20 no masculino.

“A nossa previsão é de que 1,4 mil atletas e dirigentes representem os 27 municípios nesta fase regional válida pela Divisão B. As equipes vencedoras se classificarão à fase final, programada para os dias 14 a 20 de novembro na cidade de Francisco Beltrão”, destacou ao O Presente.

Conforme Suko, as partidas serão realizadas em três praças municipais: ginásios Ney Braga, CAF e Clarindo Bortolon. “Os colégios Martin Luther e Rui Barbosa cederam os seus ginásios para os jogos de voleibol e de handebol. Também utilizaremos os clubes Botafogo e Guarani para as partidas de futebol de campo”, comenta.

 

TRANSFORMAÇÃO

O secretário diz que ao receber o convite para sediar a competição, a prefeitura buscou negociar a realização em outra data devido à festa do município, contudo não foi possível. “Então, conseguimos outros locais como praças esportivas, refeitório e alojamento, de maneira que a avaliação é muito positiva ao município. Realinhamos como estratégia para sediar os Jogos da Juventude e trazer mais pessoas para acompanhar as partidas e conhecer a Expo Rondon, que ocorre do dia 25 ao dia 28”, expõe.

Suko enaltece que o município de Marechal Rondon, anfitrião da competição, será representado em todas as modalidades. “Enquanto gestores municipais, enxergamos os jogos oficiais como de grande relevância e sediar a fase regional significa oportunizar à população local e regional vivenciar com seus filhos atletas e toda a comunidade algo que realmente transforma vidas, que é o esporte”, salienta.

Ele destaca a necessidade de melhorar as atividades esportivas nos âmbitos municipal e estadual. “Juntos, estamos comprometidos em tentar melhorar a Divisão B, que contempla adolescentes de 14 a 17 anos, pessoas que estão no processo de educação e formação da cidadania, e o esporte auxilia bastante neste sentido, pois à cobrança e responsabilidade”, enfatiza, acrescentando que “o evento vai injetar recursos na economia do município com alimentação, hotel para árbitros, entre outros, pois familiares dos atletas e caravanas virão de outras cidades para assistir aos jogos”.

 

EQUIPES POR MODALIDADE

Basquetebol 3

Feminino 1

Masculino 2

Futebol 11

Masculino 11

Futsal 33

Feminino 13

Masculino 20

Handebol 15

Feminino 7

Masculino 8

Voleibol 24

Feminino 13

Masculino 11

Total geral 148

 

PRAÇAS ESPORTIVAS

Abertura Ginásio Ney Braga

Basquetebol Ginásio do CAF

Futebol

Clube Botafogo

Clube Guarani

Futsal

Clarindo Bortolon

Ginásio Ney Braga

Handebol Colégio Rui Barbosa

Voleibol Colégio Martin Luther

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente