Fale com a gente

Esportes Fórmula 1

Max Verstappen domina treinos livres de sexta-feira no Canadá

Publicado

em

Foto: Twitter/Fórmula 1

Depois de liderar na manhã desta sexta-feira (08), Max Verstappen voltou a dominar no segundo treino livre para o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1. Em disputa apertada com a Ferrari de Kimi Raikkonen, o piloto da RBR terminou 0s130 à frente, com Daniel Ricciardo, apesar de ter perdido muito tempo nos boxes com problemas de motor, em terceiro, com 1m12s603.

Os dois primeiros colocados no campeonato, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, ocuparam a quarta e quinta colocações, mas o inglês usou pneus supermacios para fazer sua melhor volta, enquanto o alemão estava calçado com hipermacios, os mais aderentes do fim de semana. Discreto, Valtteri Bottas terminou na sexta posição, a 0s8 de Verstappen.

Completaram o grupo dos dez mais rápidos, do sétimo ao décimo lugares, Romain Grosjean (Haas), Esteban Ocon (Force India), Sergio Perez (Force India) e Fernando Alonso (McLaren).

HAMILTON

Kimi Raikkonen começou fazendo o melhor tempo, mas na casa de 1m14. Mas, com 20 minutos de treino, Hamilton conseguiu 1m13s347, ainda com supermacios, com Verstappen ficando 0s365 atrás e Bottas fazendo apenas 1m13s810.

Hamilton continuou acelerando e, mesmo travando os pneus no cotovelo, chegou a 1m13s031, enquanto Verstappen – que chegou a dar uma pequena escapada – e Bottas melhoraram, mas permaneceram a mais de 0s5 do inglês.

BANDEIRA VERMELHA

Com meia hora de treino, Sainz saiu de traseira e bateu na entrada da reta oposta, mas conseguiu voltar à pista e retornou devagar para os boxes. No entanto, o espanhol danificou a parte traseira e não pôde seguir no treino, que foi paralisado para a retirada de detritos no asfalto.

ACIRRADO

Depois de a pista ser liberada, finalmente a Ferrari começou a aparecer, com Raikkonen ficando a 0s272 de Hamilton, e Vettel, que ainda não havia feito tempo, começando a marcar suas voltas, subindo rapidamente para sexto, mesmo com pneus supermacios, os menos aderentes do fim de semana. Em seguida, ao marcar o melhor terceiro setor, Verstappen encostou em Hamilton, com 1m12s858.

Com os pneus hipermacios, Raikkonen despachou Hamilton e cravou 1m13s049, marcando os melhores três setores da pista, enquanto o inglês, com ultramacios, não melhorou. Mas aí apareceu Verstappen, que, com a ajuda do vácuo de Kevin Magnussen no retão, fez 1m12s198.

RICCIARDO

Vencedor da última corrida em Mônaco, Daniel Ricciardo ficou parado nos boxes a maior parte da sessão devido a problemas no motor Renault. O australiano, que teve uma falha no MGU-K em Monte Carlo e correu o risco de trocar o componente e ser punido, deu poucas voltas no começo do treino, sem tempos competitivos, antes de voltar aos boxes.

Só a 20 minutos da bandeirada, Ricciardo voltou à pista, com pneus supermacios, e, de início, não conseguiu se aproximar dos primeiros colocados, além de ter sido atrapalhado pelo tráfego. Mas nos minutos finais, Ricciardo melhorou e pulou para quarto, superando Vettel, e depois para terceiro, batendo Hamilton.

INCIDENTES

Faltando 35 minutos para o fim, Stoffel Vandoorne bateu com a roda traseira direita no muro depois da reta oposta e, com um pneu furado e danos na suspensão, teve de abandonar o treino, depois do cotovelo, causando um safety car virtual.

Os carros voltam à pista no sábado (09) para o terceiro treino livre, a partir do meio-dia (horário de Brasília), e para a classificação, às 15 horas. A prova será disputada às 15h10 de domingo (10).

Com Globo Esporte

Copyright © 2017 O Presente