Desde o anúncio da sua saída da Rádio Difusora na última quinta-feira (23), após 20 anos de transmissões, o narrador Anderson Picolo decidiu permanecer em Marechal Cândido Rondon, cidade onde tem familiares. A decisão do locutor sair da Difusora está ligada ao fim do projeto profissional da Copagril Futsal.
Na manhã de segunda-feira (27), Picolo anunciou em entrevista ao O Presente que no dia 12 de fevereiro estreará programa diário, com transmissão das 07h30 às 08 horas, utilizando a fanpage Picolo Esporte Clube. Ele manterá as parcerias com os repórteres Alexandre Praetzel, Eduardo Gabardo, Jairo Júnior e Leonardo Baran. “Haverá programação dentro da minha página, onde aquilo que Deus me deu de melhor e eu vim aperfeiçoando permanecerá sendo propagado, que é o dom da narração e da comunicação”, destacou ao O Presente.
TRAJETÓRIA
Natural de Jesuítas, Picolo veio a Marechal Rondon a convite do diretor da Rádio Difusora, Alcides Waldow, quando o Concórdia disputava o Campeonato Paranaense de Futebol Série C. Depois de três anos o narrador se mudou para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, retornando a Marechal Rondon em 2002. “Nessa época foi criado o projeto de futsal na cidade, com o time profissional disputando o Campeonato Paranaense Série Bronze, passando pelas séries Prata e Ouro, e depois Liga Nacional. Portanto, foram mais de 20 anos trabalhando nesse microfone”, diz.
“Há algum tempo vinha se arrastando uma negociação com o diretor-proprietário da emissora e, na semana passada, ele fez uma proposta assim que terminaram minhas férias, dizendo que para continuar na emissora eu teria uma redução salarial, o que não aceitei. Agradeci tudo aquilo que a emissora e meus colegas de trabalho fizeram por mim nesses mais de 20 anos, ao meu crescimento, e agora o objetivo é tocar a vida de maneira ‘solo’. Logicamente, que em tudo o que farei a partir de agora dependerei de outros companheiros de trabalho que estarão ao meu lado a partir do mês de fevereiro”, ressalta.
PICOLO ESPORTE CLUBE
O narrador rondonense destaca que a parceria com os quatro repórteres de renome nacional ocorreu quando ele estava em Caxias do Sul. “Na última sexta-feira (24) os quatro decidiram não mais continuar na rádio em decorrência dessa parceria que existe comigo desde que eu os conheci em competições importantes, como Libertadores da América com o Juventude, e depois Caxias campeão gaúcho com o técnico Tite”, menciona.
Praetzel atua na Rádio Bandeirantes em São Paulo; Leonardo Baran, no Rio de Janeiro e que acompanha a Seleção Brasileira e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Eduardo Gabardo, na Rádio Gaúcha em Porto Alegre com a dupla Gre-Nal; e Jairo Júnior na Transamérica em Curitiba com Athletico, Coritiba e Paraná. “Todos os dias, às 07h30, eles estarão comigo trazendo informações dos quatro grandes de São Paulo e da dupla Gre-Nal. Baran está com a Seleção no Pré-Olímpico valendo duas vagas para Tóquio e Jairo Júnior trará informações de Athletico, Coritiba e Paraná Clube”, informa.
TRANSMISSÕES
Em relação às narrações, Picolo adianta que serão transmitidas todas as competições que forem possíveis, dentro da questão técnica de viabilidade para realizar um trabalho nesse molde. “Independe de futsal, então poderemos transmitir bocha, bolão, que já fui treinador e domino um pouco a modalidade, bem como jogos das categorias de base, futebol, futsal e futebol sete. O que for promovido pelo município e tiver o interesse das duas partes com certeza a voz do Picolo poderá transmitir os jogos dessa garotada, dessa juventude, dos adultos e dos jogadores com mais experiência”, salienta.
FUTSAL PROFISSIONAL
Na última quarta-feira (22), a Jaclani Futuro, que de 2017 a 2019 competiu no Paranaense Série Bronze, anunciou a criação do Marechal Futsal, time que no decorrer da atual temporada disputará a Série Ouro e a Liga Futsal Paraná, entre outros certames. “Com muita alegria recebemos a notícia da manutenção do futsal profissional, não com investimentos como em outras ocasiões. Tivemos um grande parceiro que por motivos particulares não mais tocará a modalidade profissional”, cita.
“Quero parabenizar o Cristiano Bortolon pelo arrojo e pela vontade de fazer com que o futsal permaneça em nossa cidade. Fizemos acordo e nossa página irá transmitir por vídeo todos os jogos desse time em casa e fora de casa a partir do início da temporada, que deve acontecer na metade de março. Transmitirei e vou narrar esses jogos, porque o dom dado, da maneira que aperfeiçoei, entendo que devo continuar oferecendo a minha voz para a comunidade que tanto me deu retorno ao longo desses mais de 26 anos que moro em Marechal Rondon”, enaltece o narrador.
Apesar disso, ele comenta que o torcedor deverá ter paciência com a nova equipe de futsal por se tratar de um projeto diferente e feito por pessoas que desejam manter a chama acesa para que o futsal possa continuar na cidade. “Vivemos em um município que não tem tanto entretenimento e se tivesse acabado de vez o futsal, quem iria ao Ginásio Ney Braga? Sei que devemos propagar e vamos fazer isso nas modalidades amadoras, mas você ter um esporte profissional, como vem crescendo o voleibol feminino, é muito importante. Esse time (Marechal Futsal) é modesto na questão financeira, mas peças foram escolhidas a dedo. Talvez não entrem para disputar o título, mas para se manter na elite das competições. É um projeto que precisa do apoio das pessoas e dos patrocinadores, porque não e fácil tocar modalidade de alto rendimento”, reforça.
MENSAGEM
Picolo agradece mais uma vez a direção e os funcionários da Rádio Difusora que passaram pela emissora no período em que atuou nela. “Todos foram importantes para o meu crescimento na emissora. Agradeço patrocinadores e parceiros que confiaram no trabalho da emissora e no meu trabalho individual, minha família e minha esposa Ana Carolina, que me deu muita força nesse momento. Quando você deixa um trabalho que ama e adora e que é o dom que Deus te deu, você sofre um baque, mas depois vem a recompensa familiar, os amigos, parceiros, as mensagens recebidas”, comenta ele. “Espero que o mesmo sucesso que tive na emissora eu possa ter agora nos caminhos da internet, que é o grande caminho da comunicação não só no Brasil, mas em todo o planeta. Agradeço a imprensa que traz todas as informações sobre a minha saída”, conclui.
O Presente