A paranaense Edina Alves Batista 46 anos foi eleita a quinta melhor árbitra de futebol do mundo em 2025, segundo ranking divulgado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Integrante do quadro da FIFA e da Federação Paulista de Futebol (FPF), Edina aparece atrás de Tess Olofsson, da Suécia; Ivana Martincic, da Croácia; Stéphanie Frappart, da França; e Maria Sole Ferrieri Caputi, da Itália, que conquistou a primeira colocação.
Natural de Goioerê, no Paraná, Edina Alves é reconhecida internacionalmente pelo pioneirismo e pela competência. Ela tornou-se a primeira mulher a apitar um Mundial de Clubes masculino, em 2021, e uma Copa América masculina, em 2024, além de acumular atuações em Copas do Mundo Femininas e Jogos Olímpicos.
Filha de um caminhoneiro e de uma dona de casa, Edina iniciou a trajetória esportiva no basquetebol, como ala-armadora, e ingressou na arbitragem no fim da década de 1990. Hoje, é considerada um ícone da arbitragem mundial, abrindo caminhos para mais mulheres no esporte.
Com Catve
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp