A expectativa para a primeira corrida da temporada da Stock Car 2020 era alta, com pilotos e equipes apostando em estratégias diferentes em uma etapa com corridas mais curtas: duas provas de 30 minutos mais uma volta, diferentemente do procedimento até ano passado, quando as corridas tinham duração de dez minutos a mais. A rodada dupla foi disputada neste domingo (26), em Goiânia, Goiás.
“A largada na pole é muito importante neste período em que a gente fez com poucos testes. O ar vem limpo para a gente refrigerar o motor e os freios. Vamos tentar ser agressivos na primeira corrida, mas vamos tentar manter uma estabilidade do carro”, analisou o curitibano Ricardo Zonta antes da primeira corrida da temporada.
Zonta largou na pole ao lado do tricampeão Daniel Serra, seguidos de Ricardo Maurício e Rafael Suzuki. Em uma largada sem incidentes, Zonta manteve a ponta enquanto Ricardinho tomou a segunda posição de Daniel Serra e Suzuki perdeu a posição para Allam Khodair, que na volta seguinte também passou Serra. Usando o botão de ultrapassagem, Khodair também deixou Ricardo Maurício para trás e assumiu a segunda posição.
Assim que a janela de pitstops abriu, Ricardo Zonta foi o primeiro a fazer a parada. Não abasteceu o carro número 10, apenas trocou um pneu. Ricardo Maurício fez o mesmo procedimento. Após a realização de todas as paradas, Zonta manteve a ponta com Khodair em segundo e Ricardo Maurício em terceiro.
A seis minutos do fim da prova, Khodair diminuiu a diferença para Zonta, garantindo um final de prova bastante emocionante. Mas com um carro muito equilibrado, Zonta (foto) garantiu a vitória de ponta a ponta, cruzando a linha de chegada em primeiro, seguido de Khodair, Ricardo Maurício e Daniel Serra.
“Uma vitória que significa muito para mim. A equipe é nova, o carro é novo, mas no lado emocional a gente sabe que tem muita gente passando dificuldades. Várias pessoas perderam pessoas próximas com a Covid, e eu quase perdi meu pai. Dedico essa vitória para minha família e todo mundo que vem enfrentando dificuldades”, comemorou Zonta.
Com o grid invertido, quando os dez primeiros trocam suas posições de largada, Vitor Genz largou na pole ao lado de Galid Osman. César Ramos e Rubens Barrichello largaram na segunda fila, seguidos de Thiago Camilo e Cacá Bueno. Após uma largada eletrizante, Rubens Barrichello pulou da oitava posição para a liderança.
Com várias trocas de posições, na segunda volta os quatro primeiros colocados eram Barrichello, Vitor Genz, Thiago Camilo e César Ramos. Genz perdeu posições para Daniel Serra e Galid Osman. Após os dez primeiros minutos de corrida, alguns pilotos começaram a ter problemas com os carros. Genz, Zonta e Khodair abandonaram.
Na nona volta, o carro de segurança entrou na pista, e na sequência já foi aberta a janela de pitstops. Neste momento, Barrichello liderava com Thiago Camilo e César Ramos atrás. Após a parada nos boxes, Rubinho manteve a ponta, onde se manteve até o fim.
Com muita tranquilidade, Barrichello venceu em Goiânia pela quinta vez, com Nelsinho Piquet e Bruno Baptista completando o pódio.
“Sinto muito não termos público, porque eles estariam aqui do meu lado, mas estou muito feliz de começar a temporada deste jeito. A gente não estava competitivo a ponto de ganhar a primeira, mas a gente sabia os ajustes que teríamos que fazer”, comemorou Rubinho.
Ricardo Maurício terminou a corrida 2 em quarto, e na somatória das duas corridas ficou com a liderança, com 39 pontos, um a mais que Rubinho.
CLASSIFICAÇÃO
1) Ricardo Maurício – 39 pontos
2) Rubens Barrichello – 38 pontos
3) Daniel Serra – 32 pontos
4) Ricardo Zonta – 30 pontos
5) Thiago Camilo – 29 pontos
6) Allam Khodair – 27 pontos
7) Cacá Bueno – 27 pontos
8) César Ramos – 24 pontos
9) Diego Nunes – 23 pontos
10) Átila Abreu – 20 pontos
11) Nelsinho Piquet – 20 pontos
12) Galid Osman – 18 pontos
A próxima etapa confirmada no calendário da Stock Car é a Corrida do Milhão, dia 23 de agosto, em Interlagos.
Com Globo Esporte