Na tarde deste sábado (6), a comunidade de Iguiporã estará em festa. O distrito rondonense vai sediar a solenidade de encerramento anual dos projetos de Judô no contraturno escolar das escolas públicas municipais.
O evento vai acontecer no salão comunitário da Igreja Evangélica Luterana Paz, e reunirá as crianças e adolescentes que estudam nas escolas Professor Osvino Carlos Weirich, do jardim Higienópolis, e as que estudam na escola mundo Floriano Peixoto, em Iguiporã. Participaram também os familiares e convidados especiais das crianças, que receberão suas novas graduações após terem cumprido o período mínimo de prática e terem sido aprovadas no exame de promoção.
Os referidos projetos são executados pela Associação Chronos de Judô, que tem como Coordenador técnico e pedagógico o profissional de Educação Física Irineu Roberto Schmidtke, que ostenta a graduação de faixa preta quarto Dan e também a graduação de árbitro Aspirante à Internacional da Confederação Brasileira de Judô.
Com a metodologia de ensino direcionada à formação cidadã e integral das crianças, são aplicados também conteúdos e práticas de inteligência emocional adicionados ao já tradicional ensino dos conhecimentos técnicos e filosóficos do judô; e essa estratégia tem oportunizado mudanças significativas em boa parte das crianças da escola Floriano Peixoto, principalmente dentro da sala de aula e na escola como um todo – em Iguiporã o projeto é recente: iniciou-se no mês de julho deste ano, enquanto que na escola Osvino Weirich ele já existe desde o ano de 2022.
De acordo com a Coordenadora Marlei Ross Marchi, da escola Floriano Peixoto, “o projeto de judô trouxe para o distrito de Iguiporã uma nova oportunidade de vida para as nossas crianças e adolescentes. Ele visa desenvolver o amor pelo esporte , bem como a auto estima e o desenvolvimento físico e mental e, em tão pouco tempo, já realizou mudanças em muitas crianças. Já podemos perceber de forma bastante clara a mudança positiva nas atitudes delas. Valores como responsabilidade , respeito e amor próprio”.
E o Coordenador técnico e pedagógico, Sensei Irineu Roberto Schmidtke, destaca a grande receptividade da Direção e da equipe pedagógica da escola Floriano Peixoto ao projeto, bem como destaca que a Assessoria Pedagógica disponibilizada às atividades do projeto tem sido fundamentais para que esses resultados já tenham ocorrido apesar do pouco tempo de prática pelas crianças. Segundo ele, a dedicação das crianças tem sido um diferencial, e as famílias também estão tendo uma participação importante nesse contexto, acompanhando as atividades e auxiliando sempre que são chamados à colaborar. Todas as crianças do pólo em Iguiporã estão sendo beneficiadas pelo projeto Proesporte “Judô: escola para a vida toda”, cuja cerimônia de lançamento oficial ocorreu no mês de setembro e foi amplamente divulgada pelo “O Presente”.
Já na escola Osvino Weirich, conforme reportagem no jornal O Presente no último mês de maio, esses resultados positivos estão ocorrendo já há três anos, tendo possibilitado inclusive a melhoria do ambiente escolar como um todo. Após a cerimônia de entrega de faixas aos novos promovidos, será servido um coquetel de confraternização e também será realizado um torneio interno.
Finalizando as suas observações, o Sensei Irineu cita a participação da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Esportes, que tem apoiado o projeto desde o início, auxiliando integralmente quando da participação das crianças em eventos competitivos. Estarão presentes ainda crianças e adolescentes que praticam judô pela mesma Associação em Quatro Pontes, do projeto em parceria com o Ministério do Esporte “Judô: construindo campeões”, o qual também está beneficiando as crianças do polo na escola Osvino Weirich.








Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
