Fale com a gente

Esportes Futsal

Pré-temporada mostra time da Copagril focado e confiante

Publicado

em

Foto: Joni Lang/OP

A semana que marcou o Carnaval foi de atividades intensas aos atletas da equipe Copagril/ Sempre Vida/Sicredi/Marechal Cândido Rondon. Desde segunda-feira (12), os jogadores do elenco estão passando por uma maratona de exercícios dos mais diversos estilos, com o objetivo de alcançar um condicionamento físico ideal.

Na segunda-feira os jogadores passaram por avaliações durante a manhã e treino tático à tarde, na terça (13) de manhã os goleiros tiveram treinos físicos e à tarde a atividade foi estendida a todo o elenco. Já na manhã de quarta-feira (14) foi desenvolvida propriocepção na quadra de areia da Praça Willy Barth, enquanto no período vespertino houve treinamento muscular. Ontem (15) de manhã foi realizado treinamento físico e técnico com os jogadores e goleiros, com tarde livre ao elenco. Os atletas comandados pelo técnico Paulinho Sananduva embarcarão nos próximos dias à cidade de Maringá para serem submetidos a exames médicos agendados para os períodos da manhã e da tarde.

De acordo com o treinador, finalizada a terceira semana de pré-temporada, a avaliação é de que a princípio há um grupo com bom condicionamento físico. “Alguns jogadores tiveram mais tempo de atuação em quadra no ano passado e outros menos, porém no geral a equipe chegou bem”, ressalta.

 

Intensidade

O técnico menciona que todos os exames médicos e clínicos dos atletas foram realizados junto à Unioeste, cujos parâmetros são importantes para balizar o condicionamento físico e o acompanhamento dos jogadores durante a temporada completa. “Temos um teste de força para fazer em Maringá, que vai medir a necessidade de cada um para melhorar, além de oferecer equilíbrio no aspecto físico, então 90% dos trabalhos são voltados à condição física”, expõe, acrescentando: “Já destacamos algumas condições desejadas na parte tática e conversamos com o grupo que está muito mobilizado e motivado. Os atletas estão conscientes sobre formarem um grupo bom e de que este pode ser um ano bastante importante na vida da Copagril Futsal”.

Conforme Sananduva, a semana de trabalho foi marcada por muita intensidade. “Basicamente entrei com dois trabalhos com bola para aperfeiçoar as saídas de bola e pressão, coloquei os primeiros movimentos da marcação que eu desejo para a equipe, o que foi recebido muito bem pelos atletas. Vamos terminar esta semana com os testes de avaliação e a partir da próxima semana provavelmente atuaremos na quadra do Ginásio Ney Braga, toda revitalizada e reformada, com um piso modelo para todo o Brasil. A partir de então esperamos intensificar ainda mais os trabalhos com bolas paradas, escanteios e laterais, para depois focar nas repetições e no entrosamento dos quartetos para que no jogo não tenhamos tanta dificuldade assim”, detalha.

 

Propriocepção

Frequentemente aplicada antes de iniciar a temporada oficial de competições, na manhã de quarta-feira os atletas fizeram exercícios de propriocepção.

Segundo o treinador, este trabalho na areia foi desenvolvido com o objetivo de oferecer maior potência ao jogador, pois nesta fase se mostra importante aliar potência e força. “É um terreno diferente e adverso, sendo preciso colocar o dobro da força que se faz em um terreno plano e isso é importante para que os atletas mantenham no decorrer da competição esse nível de força e potência plausível com aquilo que se pode exigir dentro de quadra”, esclarece.

Para somar com os treinamentos, a comissão técnica está organizando um calendário com partidas amistosas visando a transição da pré-temporada à temporada

Copyright © 2017 O Presente