O prêmio denominado “Melhores do Handebol Paranaense” foi criado com intuito de reconhecer e distinguir os participantes do handebol do Estado por motivos relevantes e merecedores de reconhecimento.
O presidente da Liga Paranaense de Hanbebol (LHPr), Roberto Ferreira Niero (Pimpão), comandou o “Simpósio Paraná Handebol 2025” e a solenidade aos homenageados do evento na última sexta-feira, 14 de fevereiro, na cidade de Umuarama, que foi sede do evento.
Durante as homenagens, além de atletas de diversas faixas etárias, categorias e sexo, dirigentes, também ocorreu uma homenagem a dois árbitros que fizerem história na década de 80 e 90 nas quadras paranaenses: os Professores Lair José Bersch e Jorge Alberto Casagrande.
O professor Lair foi um dos primeiros árbitros nível “A” do estado e além de arbitrar ministrou vários cursos de formação de novos árbitros de handebol. Ao lado de seu amigo “Casinha”, firmou em seu discurso: “essa extraíram do fundo do baú…uma homenagem que recebo com orgulho e alegria, pois foi uma história vivida nos anos 80. Obtive a formação de Árbitro Nacional ‘Classe A’, aprendi muito com o esporte, o handebol e a arbitragem. Muita disciplina, discernimento e resiliência. Obrigado, gratidão”.


Com assessoria