Fale com a gente

Esportes Marechal Rondon

Presidente da Liga destaca semifinal do futebol amador e anuncia novidades

Publicado

em

Presidente da Liga Rondonense de Esportes, Ireneo Kühl: “Para 2020 a nossa ideia é de que junto do Campeonato de Futebol Amador tenhamos uma competição de base envolvendo as escolas”Presidente da Liga Rondonense de Esportes, Ireneo Kühl: “Para 2020 a nossa ideia é de que junto do Campeonato de Futebol Amador tenhamos uma competição de base envolvendo as escolas” (Foto: Joni Lang/OP)

 

Depois das redes balançarem 120 vezes na 1ª fase do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Marechal Cândido Rondon, com duelos de boa qualidade nas divisões Ouro e Prata, enfim a Copa Cercar/Sicoob/Disk Chopp Verde/Prefeitura de Marechal Rondon entra na fase decisiva. O confronto de abertura da semifinal acontece neste sábado (1º), às 15h15, no distrito de Novo Horizonte, entre os times Novo Horizonte/Clube Lira/Star Nutri e Clube Botafogo/Escritório Contábil Tendência/Multifestas Bebidas e Conveniências, válido pela Divisão Prata.

Em entrevista ao Jornal O Presente, o presidente da Liga Rondonense de Esportes, Ireneo Kühl, avaliou como bastante positiva a etapa inicial do certame, cujas partidas movimentaram atletas nas praças esportivas da sede e do interior do município. “Tivemos disputas equilibradas, com jogos e número de gols muito bons. Foram 90 gols na Divisão Prata e 30 na Divisão Ouro. A quantidade de equipes não era muito grande, o que gerou equilíbrio em termos de forças, tanto que até a última rodada se buscou a classificação na Divisão Prata. Então, podemos dizer que os jogos da 1ª fase foram de excelente nível, com boa participação de público. Valia a pena ir ao campo assistir às partidas, porque realmente as equipes atuavam com bom rendimento”, enaltece.

Conforme observado nas edições anteriores, neste ano novamente as partidas aconteceram nos campos dos times inscritos, ou seja, na Linha São Cristóvão, em Margarida, Novo Horizonte, no Arroio Fundo, Bairro Botafogo, Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) e no Estádio Valdir Schneider. “Enfim, todas as equipes inscritas tiveram suas sedes ocupadas na 1ª fase para a realização dos jogos, que reuniram bom público”, comenta.

Kühl salienta que o transcorrer do campeonato vem sendo normal em termos disciplinares, com exceção de um caso de agressão de treinador contra atleta. “Ele foi suspenso por dois anos pela Junta Disciplinar Desportiva (JDD), que, aliás, sempre é muito ativa. Nos demais jogos a distribuição de cartões amarelos e vermelhos foi no geral em números reduzidos, portanto a disciplina na 1ª fase é um ponto a ser destacado”, enfatiza.

Ele menciona esperar que na semifinal e final haja uma sequência de partidas comparável ao equilíbrio da 1ª fase. “Lógico que os jogos serão mais acirrados porque estão em campo as vagas às finais, ainda assim esperamos que sejam equilibradas disciplinarmente”, ressalta, acrescentando: “A arbitragem tem sido muito boa, cuidadosa e severa quando necessário visando à aplicação das regras, o que fez os jogos fluírem em termos resultados a contento”.

 

SEMIFINAL

A partir da entrada na reta final da competição, os atletas se preparam com a intenção de conquistar a vaga à final e buscar o troféu de campeão. “Para a etapa semifinal existe uma diferença, isso porque na Divisão Prata serão jogos de ida e volta para conhecer o finalista em virtude do maior número de partidas na fase inicial que reuniu sete times. Na Divisão Ouro as equipes jogaram entre si no turno e returno e agora a semifinal terá ‘partida seca’. Corinthians e Guarani jogam pelo empate para ir à final, enquanto Grêmio Aimoré e AACC precisam vencer para avançar à decisão”, pontua.

Ele informa que assim como na etapa inicial, todos os duelos da semifinal e final permanecem com livre acesso aos torcedores. “Diga-se de passagem, todas as partidas foram bem prestigiadas na 1ª fase e partir de agora contarão com ingrediente a mais, pois serão acirradas e bastantes interessantes. Distribuímos os jogos da semifinal das duas categorias com o propósito de que o público consiga acompanhar as partidas decisivas. Outra questão é que a Associação de Árbitros, assim como vem ocorrendo todos os anos, vai disponibilizar o melhor quadro para cada partida nas duas últimas etapas do Campeonato de Futebol Amador”, expõe.

 

NOVIDADES

O presidente da Liga anunciou novidades durante a entrevista ao O Presente, sendo que uma delas foi discutida na reunião de segunda-feira (27) com os dirigentes de todas as equipes que participam da competição. “A proposta para o próximo ano é não existir as categorias Ouro e Prata. Na reunião de segunda-feira nós distribuímos um formulário aos dirigentes esportivos, sendo que cada equipe vai indicar os dois melhores atletas por posição de cada uma das divisões. Com isso, teremos a relação dos mais qualificados segundo a avaliação dos dirigentes dos times, para que no ano que vem elaboremos uma grande relação de jogadores, tanto da Ouro como da Prata para promover a disputa em categoria única”, revela.

“Vamos selecionar os 20 melhores da Prata e os 20 melhores da Ouro, por exemplo, enquanto os demais atletas terão de ser buscados para fazermos uma categoria e a partir disso aumentar o número de equipes”, relata Kühl.

Ele destaca que paralelamente a isso está sendo dialogado com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para que no mês de agosto ou setembro seja desenvolvida uma reunião com todas as escolas do município – o que também vai envolver a Secretaria de Educação. “Nossa ideia é que junto do Campeonato de Futebol Amador tenhamos uma competição de base envolvendo as escolas. Por exemplo, o Clube Botafogo adota uma escola e esta instituição disputa com categoria sub-13, sub-15, sub-17. A ideia é envolver os alunos de todas as escolas para fortalecer a modalidade, que deve servir para a classificatória da fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná Bom de Bola”, menciona.

Conforme Kühl, dessa maneira o município não precisaria realizar a etapa municipal dos JEPs, além de ser criado um atrativo para que as crianças tenham oportunidade de jogar por um maior período de tempo. “Automaticamente aproximar o clube da escola, envolver mais dirigentes e professores com o clube e tentar estimular o futebol já na base para que nos próximos anos mais jovens disputem o futebol de campo”, finaliza o presidente da Liga.

 

TABELA DE JOGOS DA ETAPA DECISIVA

Semifinal

 

Divisão Prata

Jogos de ida

Sábado (1º)

15h15 Novo Horizonte – SER Novo Horizonte/Clube Lira/Star Nutri x Botafogo/Escritório Contábil Tendência/Multifestas Bebidas e Conveniências

Dia 09 (domingo)

15h15 A definir – Jardim Marechal/Da Rua Para o Esporte/OCC Frigorífico de Peixes/Soldare x AACC/Lojas Agropecuárias Copagril

 

Jogos de volta

Dia 15 (sábado)

15h15 A definir – AACC/ Lojas Agropecuárias Copagril x Jardim Marechal/Da Rua Para o Esporte/OCC Frigorífico de Peixes/Soldare

Dia 16 (domingo)

15h15 Botafogo – Botafogo/ Escritório Contábil Tendência/Multifestas Bebidas e Conveniências x SER Novo Horizonte Horizonte/Clube Lira/ Star Nutri

 

Divisão Ouro

Dia 09 (domingo)

15h15 Margarida – Corinthians/Laborde Tintas x Grêmio Aimoré

Dia 16 (domingo)

15h15 Guarani – Guarani/ Santo Amaro x AACC/Lojas Agropecuárias Copagril

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente