Foi dada a largada oficial ao programa Bolsa Atleta de Santa Helena. A iniciativa oferece incentivo financeiro a atletas de várias modalidades e que representam o município em competições estaduais, nacionais e até mesmo internacionais. O lançamento aconteceu na noite da última terça-feira (1º) na Câmara de Vereadores e contou a presença de jovens, pais e autoridades que conheceram as características do projeto, o qual já é considerado um grande avanço para o esporte local.
Na ocasião, 98 jovens assinaram o termo de adesão à bolsa, a partir do qual receberão mensalmente o subsídio. Para a concessão do benefício são verificados, por exemplo, a frequência escolar, disciplina nos treinamentos e o desempenho nas competições e, somente após o atleta cumprir estes pré-requisitos, fica apto a receber o incentivo.
“Temos bolsas que variam de R$ 400 até R$ 1 mil, considerando a idade do atleta, a natureza da competição e a localidade onde será a disputa”, explica o secretário de Esportes de Santa Helena, Marco Damke.
O município, por sua vez, nomeou uma comissão permanente que tem a responsabilidade de analisar o perfil dos atletas e, sobretudo, fiscalizar a correta aplicação do dinheiro que deve ser exclusivamente utilizado para as despesas pessoais do esportista durante as competições. “Com esse subsídio não veremos mais atletas de Santa Helena indo jogar em outros municípios, pois além do transporte, alimentação, uniforme e material esportivo que já são concedidos, passam a contar com a Bolsa Atleta”, pontua Damke.
De acordo com o profissional de Educação Física e diretor da Escola Estadual Teotônio Vilela, Neuri Celso Weide, este programa irá revolucionar o esporte local, pois além de incentivar a prática esportiva requer bons desempenhos escolares e mais responsabilidade dos atletas. “É uma iniciativa louvável da administração municipal que contempla diversas modalidades, trazendo benefícios e motivação aos jovens santa-helenenses”, enaltece.
Com assessoria