Fale com a gente

Esportes Unioeste/Marechal

Projeto Atividades Aquáticas à Comunidade está com inscrições abertas

Publicado

em

Aulas iniciam na terça-feira (14), na piscina do Complexo Esportivo da Unioeste, onde está localizado o Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Física (Nepef) (Foto: Divulgação)

Nadar, fazer hidroginástica e mergulhar são exercícios que movimentam o corpo. Além disso, uma forma do cérebro liberar endorfina, o hormônio do relaxamento que proporciona bem-estar. Com o intuito de incrementar a disposição física e auxiliar na melhoria da qualidade de vida, Marechal Cândido Rondon conta com o Projeto de Atividades Aquáticas, que está com inscrições abertas, tendo duas atividades disponíveis à comunidade: hidroginástica e natação.

As aulas de hidroginástica acontecerão nas terças e quintas-feiras, nos períodos diurno e noturno. Crianças de seis a 12 anos também poderão usufruir das atividades aquáticas com as aulas de natação, bem como os adultos.

As aulas iniciam na terça-feira (14), na piscina do Complexo Esportivo da Unioeste, onde está localizado o Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Física (Nepef).

Os interessados podem se inscrever até 1° de julho por meio do link fundecamp.org/projetos-em-execu%C3%A7%C3%A3o/atividades-aqu%C3%A1ticas-profa-ver%C3%B4nica-g-s-piovani-102022).

Para as aulas de hidroginástica estão disponíveis 75 vagas. Já para a natação, modalidade infantil e adulto, são 15 vagas para cada turma.

 

Benefícios

A professora que está à frente do projeto, Verônica Piovani, diz que a hidroginástica adquiriu popularidade devido à possibilidade de prescrição com diversas finalidades e grupos de pessoas. “Pelas características da atividade, a hidroginástica também pode ser uma forma segura e alternativa efetiva aos exercícios em terra para aumentar a aptidão cardiorrespiratória e a força. Isto porque as propriedades físicas da água oferecem a possibilidade de se exercitar com a frequência cardíaca mais baixa e diminuição da pressão arterial e da força de impacto dos exercícios quando comparados aos exercícios realizados no meio terrestre”, explica.

Deste modo, segundo a profissional, a prática frequente da atividade é capaz de promover modificações morfológicas, sociais e fisiológicas, aprimorando as funções orgânicas e psíquicas do indivíduo, melhorando a resistência muscular localizada e a capacidade cardiorrespiratória. “De uma forma mais simples, podemos dizer que a hidroginástica pode proporcionar melhoras no condicionamento aeróbico, na flexibilidade, aumento da força e resistência muscular, além de apresentar benefícios secundários na velocidade, potência, agilidade, coordenação e equilíbrio”, pontua.

 

Saúde e bem-estar

De acordo com Verônica, tanto a natação quanto a hidroginástica trazem benefícios importantes para a saúde e bem-estar das pessoas, como fortalecimento muscular, aumento da capacidade cardiorrespiratória, aumento da resistência contra alergias, melhora do sono, queima de calorias, flexibilidade, concentração e melhora da autoestima.

“A prática sistemática pode reduzir dores nas costas, ansiedade, bem como melhorar as funções cardíacas. Além disso, pode ajudar a regular o colesterol, os níveis de açúcar no sangue, a pressão sanguínea, bem como a percepção da qualidade de vida”, destaca.

 

Todas as idades

A professora salienta que existe um mito em torno da hidroginástica, atividade geralmente associada à terceira idade. “As pessoas devem compreender que as aulas são aplicadas de acordo com a faixa etária da turma. Portanto, para planejar um programa de hidroginástica é preciso ter claro o perfil dos praticantes e quais as metas a serem alcançadas”, frisa.

A profissional comenta que um programa de atividade física divide-se em três fases que objetivam aprimorar e manter o condicionamento físico. “Nas três fases se faz a progressão da intensidade dos exercícios, sempre respeitando o nível dos praticantes. No processo, utiliza-se o batimento cardíaco como referência da intensidade do treinamento, uma vez que esta é uma das formas mais práticas de controle”, observa.

Conforme Verônica, a hidroginástica se aprimorou com o passar do tempo. “Nossas aulas movimentam todas as partes do corpo, além de terem exercícios de natação, exercícios de funcional, treinamento de força e, por fim, aulas lúdicas e coreografadas”, menciona.

 

Investimento

O Projeto Atividades Aquáticas é uma iniciativa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus rondonense, e tem investimento de R$ 210 por pessoa para a duração de três meses de aula. O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado no site da Fundecamp.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 99959-5538.

 

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

 

Copyright © 2017 O Presente