Ecoville – Maior rede de limpeza
Esportes Inscrições abertas

Projeto de iniciação incentiva futsal feminino em Quatro Pontes

(Foto: Divulgação)
  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

As modalidades de futsal e futebol feminino estão em alta no calendário nacional e mundial. A luta para ocupar maior espaço iniciou há anos, mas o preconceito resistiu por muito tempo devido à desigualdade de gênero. O futsal feminino, a exemplo do masculino, conseguiu chegar à era do profissionalismo e o que era diversão passou a ser ofício. Atualmente, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) demonstra interesse em fomentar intercâmbios internacionais e competições em alta na mídia, como Copa do Mundo e Ligas Nacionais de Futsal, o que contribui para o avanço deste cenário.

A iniciação ocorre nas escolas, cabendo ao professor oportunizar a prática para ambos os sexos. Em Quatro Pontes, o público feminino é incentivado por meio de aulas do projeto de futsal, ofertadas gratuitamente pelo Departamento de Esportes, no Ginásio de Esportes do Complexo Escolar. O professor Alexsandro Henz diz que a modalidade é muito valorizada no município. “O principal objetivo do projeto é promover saúde, além de benefícios sociais e preparar atletas para competições municipais e regionais. Contamos com a modalidade adulta e de categorias de base e os bons resultados estão aparecendo. A equipe de base categoria B, por exemplo, conquistou o 3º lugar nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), sendo um feito inédito. Já o time adulto disputou o Troféu Difusora Futsal Feminino, que exigiu muito rendimento devido ao alto nível da competição. Neste, as evoluções foram poucas, porém serviu como aprendizado para futuramente voltar com outro nível”, afirma.

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

Henz também comenta que possíveis comparações com o futsal masculino devem ser sumariamente evitadas, pois são minimamente inoportunas. “Mulheres carecem ser comparadas entre si. É assim que terão a individualidade respeitada e poderão iniciar no futsal sem a responsabilidade de se comportar como meninos para serem aceitas pelos professores”, comenta.

 

Aulas

As inscrições seguem abertas no Departamento de Esportes, no Centro Poliesportivo Seno José Lang, e devem ser feitas com Marlene. Os treinos são realizados às terças-feiras: das 18h15 às 19h15 para meninas de 12 a 15 anos e das 19h30 as 20h30 para público adulto.

 

Com assessoria

TOPO