Há 16 anos, surgiu em Quatro Pontes o projeto “Judô: construindo campeões”. A iniciativa partiu do professor de educação física e judoca Irineu Roberto Schmidtke e até os dias atuais tem dado bons frutos no que diz respeito à formação cidadã de crianças e adolescentes a que o projeto se propõe.
“O projeto de judô, bem como a modalidade em si, desenvolve no ser humano os princípios básicos da formação humana, muitas vezes diferente de outras situações em que a competitividade é o foco principal”, afirma Irineu.
Mesmo com pouco apoio, o projeto continua sendo desenvolvido no município e a intenção, de acordo com o idealizador, é crescer cada vez mais. Há, inclusive, segundo ele, possibilidade de estendê-lo para o município de Marechal Cândido Rondon, com apoio do Poder Público.
Irineu conta que o “Construindo campeões” tem hoje respaldo estadual, nacional e até mesmo internacional, tendo sido divulgado para a Organização das Nações Unidas dentro da Agenda 2030, que trabalha os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, numa ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
Hoje o projeto atende dezenas de crianças e adolescentes, especialmente, mas não somente em situação de vulnerabilidade social.
Ajuda e patrocínio
Interessados podem ajudar a dar continuidade nas atividades do projeto com doações, tais como, pessoa jurídica, repassando até 2% do Imposto de Renda do lucro para projetos esportivos. Empresas que quiserem também poderão apresentar suas logomarcas nos materiais.
Destas doações, que também podem ser feitas livremente por pessoas físicas, serão adquiridos para serem entregues gratuitamente aos participantes do projeto kimonos, camisetas, agasalhos e faixas de graduação para a prática da modalidade, além de isenção total por 12 meses de qualquer taxa de mensalidade.
Os alunos destaques que por ventura competirem em eventos esportivos e estiverem devidamente registrados em programas do governo federal terão também isenção total da taxa de anuidade e de filiação à Federação Paranaense de Judô. E, com os recursos captados, será possível, ainda, ampliar a área de tatami para que se possa atender mais alunos, detalha Irineu.
Acompanhamento
Além do acompanhamento durante a prática esportiva, o projeto visa estabelecer uma relação próxima com as famílias e com a escola e, assim, saber como está todo o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Dentre os quesitos estão monitoramento de notas escolares e a incidência de faltas, bem como hábitos alimentares e cuidados para com o meio ambiente, comportamento, entre outros.
Dias e horários
As aulas do projeto “Judô: contruindo campeões” acontecem no Clube Cultural de Quatro Pontes às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h15. Das 18h30 às 19h30 são atendidos os alunos de seis a dez anos de idade e das 19h45 às 21h15 os alunos de 11 a 17 anos.
Os interessados em participar podem se inscrever. Basta ir no local e horário das aulas e manter contato com o professor Irineu.



O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp