O Presente
Esportes

Projeto de judô mobiliza famílias e alunos em cerimônia de graduações em Iguiporã

calendar_month 8 de dezembro de 2025
4 min de leitura

Com um público estimado em mais de duzentas pessoas, entre familiares, convidados, professores e as próprias crianças e adolescentes que participam dos projetos de judô no contraturno escolar de escolas públicas municipais de Marechal Cândido Rondon, a comunidade rural de Iguiporã sediou, no final da tarde do último sábado (6), a cerimônia de entrega das novas graduações promovida pela Associação Chronos de Judô, responsável pela execução dos projetos, tendo por local o pavilhão da Congregação Evangélica Luterana “Paz”.

E o evento foi coroado de êxito, de acordo com a análise da Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Floriano Peixoto, de Iguiporã, professora Marlei Ross Marchi, principal responsável pela ida do projeto para aquela comunidade: “É bem nítida a percepão do quanto várias dessas crianças que estão participando do projeto de judo já apresentaram melhoria de comportamento dentro da escola – atitudes relacionadas principalmente ao respeito, às notas no boletim, ao convívio em grupo, e ao conjunto de valores que chamamos de ‘disciplina’ como um todo. É muito gratificante perceber também que elas estão bem mais felizes dentro da escola. E temos tido a colaboração das famílias delas nesse projeto, trazendo-nos informações valiosas do quanto essas crianças melhoraram também em casa. Dessa forma, só nos resta dizer que temos uma enorme gratidão ao professor Irineu Schmidtke – Sensei, como as crianças sempre falam – por toda a dedicação dele não só em ter aceitado vir atender a nossa escola, sendo que ele teve convites até para ir para outro município, como por ele estar se doando muito para que essas crianças de Iguiporã possam ter acesso ao mundo maravilhoso que estamos todos aqui descobrindo que é o judô”.

Houve muita emoção nos vários momentos que integraram o evento, o qual se caracterizou como um momento de união entre pais/mães e filhos (as), e também de preparação para a vida: “Sou muito grata ao Sensei Irineu Schmidtke, por se dedicar ao meu filho, e por ele ensinar muito mais que o judô – ele ensina valores que essas crianças levarão para toda a vida”, relatou uma das mães presentes. Outras mães também se manifestaram, agradecendo pela grande oportunidade de desenvolvimento e aprendizado para a vida que as crianças estão tendo através do projeto.

A Coordenardora Marlei ainda afirmou que “A escola, às vezes, por mais que se esforce, não consegue dar conta de tudo, e aí poder contar com um projeto da magnitude que é esse projeto desenvolvido pelo professor Irineu se torna uma parceria maravilhosa para otimizar os resultados da educação proporcionada pela escola”.

Por sua vez, o Sensei Irineu Schmidtke aproveitou para ratificar seu compromisso com as crianças e com as escolas atendidas pelo projeto (Escola Osvino Weirich e Escola Floriano Peixoto), destacando a participação das famílias, que tem se dedicado exemplarmente às atividades do projeto, facilitando a obtenção dos resultados obtidos; e aproveitou para enaltecer seus agradecimentos à Diretora Inês Kist, da Escola Municipal Osvino Weirich, precursora desse projeto dentro das escolas municipais, e também à Diretora Tânia, da Escola Municipal Floriano Peixoto, bem como às respectivas equipes pedagógicas, pela importantíssima assessoria pedagógica disponibilizada às atividades do projeto.

“Estamos vivenciando uma nova fase na educação municipal de Marechal Cândido Rondon; esse projeto que se iniciou voluntário e lá longe, na comunidade escolar do jardim Higienópolis, hoje cresceu e está proporcionando também inclusão social às crianças de uma comunidade rural do município, com resultados importantíssimos dentro da escola – é isso que o judô tem para oferecer à sociedade”, relatando ainda que os projetos hoje tem o apoio da Copel (Proesporte, do Governo Estadual), em Iguiporã; e das empresas Sooro/Renner, Alibra, Agrícola Horizonte e John Deere/M.A. Máquinas (Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal), que beneficia as crianças da Escola Osvino Weirich. Também articiparam do evento as crianças e adolescentes dos polos da Vila Gaúcha e de Quatro Pontes.

“De todas, o judô ainda é a melhor ferramenta auxiliar para construirmos pessoas melhores para um mundo melhor – a UNESCO já o declarou como a melhor atividade esportiva para crianças à partir dos quatro anos de idade, pelos valores que desenvolve; e nós estamos, junto com essas escolas públicas, honrando esse conceito”

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.