Com a chegada de março, equipes de todo o Estado intensificam a preparação para o início da Série Ouro, que deve começar, a princípio, no dia 12. A tabela da 1ª rodada, contudo, ainda não foi oficializada pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS).
Na semana passada, o Marechal Futsal realizou duas atividades contra gigantes do futsal estadual: vitória por 2 a 1 no jogo-treino contra o Foz Cataratas, no dia 24, no Ginásio de Esportes Ney Braga, e derrota pelo mesmo placar no amistoso diante do Cascavel, domingo (27), no Ginásio da Neva.
Os resultados, todavia, são menos relevantes neste momento da temporada. O que importa, afinal, é o ajuste que os treinadores precisam fazer para deixar a equipe pronta para os jogos valendo três pontos, conciliando as questões táticas com o importante trabalho de preparação física.
Adaptação
As primeiras semanas de trabalho, de acordo com o técnico Roberto Nunes, são de adaptação entre a comissão técnica e os atletas. “Visamos mais a parte física do que tática ou técnica, e o Bruno (Melli, preparador físico) vem fazendo um grande trabalho. É o período do ano que os atletas mais sofrem, mas é o que dá a sustentação para conseguir disputar as competições da temporada, pois temos que começar a passar a maneira como gostamos de jogar”, explica o comandante do time, que emplaca seu terceiro ano à frente do Marechal.
Segundo ele, o elenco para essa temporada, que teve a chegada de dez novos jogadores, tem um perfil distinto de 2021. “A equipe do ano passado tinha uma característica diferente, era mais jovem e veloz, que gostava do jogo um para um. Neste ano temos um elenco mais experiente, que gosta de jogar com a bola no pé, tem bom passe, mas também com jogadores que gostam de ir para cima no individual. Com o passar do tempo vamos colocando nosso estilo de jogar”, expõe.
Avaliação
Após as duas primeiras atividades contra rivais que voltará a enfrentar no Paranaense e na Liga Nacional, Nunes avaliou de maneira positiva a atuação do elenco, mas reconhece que correções precisam ser feitas. “Contra o Foz foi um grande jogo-treino. É um time que se reformulou, assim como nós, e tem como característica jogar com pivôs fortes de referência. O jogo foi bom para ver como conseguiremos suportar enfrentar equipes que jogam dessa maneira, e conseguimos vencer por 2 a 1. Para início de trabalho é um resultado importante, mas notamos que precisamos melhorar o setor defensivo, pois tivemos algumas falhas”, observa.
“Em seguida, contra o Cascavel, bicampeão estadual e campeão da Liga Nacional, enfrentamos um outro tipo de jogo. É uma escola de muita posse de bola e pouco jogo de pivô. Tivemos que marcar muito e nesse quesito gostei bastante da equipe. Apesar da derrota os atletas se doaram bastante na marcação, pois não é fácil jogar contra o Cascavel, que vem treinando há mais tempo que nós. Conseguimos manter a posse de bola na quadra adversária em alguns momentos, ter alguns bons contra-ataques, o que demonstra uma evolução, então gostei muito da postura da equipe. Esses testes são importantes e positivos para ver o que vamos encontrar no Paranaense e na Liga Nacional e fazer as correções necessárias”, pontua.
Apelo ao torcedor
Enquanto segue acertando o time para a difícil temporada que se avizinha, o técnico rondonense faz um apelo para que o torcedor seja o sexto jogador da equipe nos jogos dentro de casa. “Com o passar dos treinos e jogos vamos crescer bastante. Nosso objetivo é montar uma equipe forte para disputar essas duas competições que vão começar neste mês. São dois campeonatos muito difíceis, mas temos nossos objetivos e vamos em busca deles. Desde já convoco o torcedor e desportista de Marechal Rondon e região que gosta de futsal para que venha nos incentivar este ano”, destaca.
Estreia
A princípio, a estreia oficial do Marechal na temporada será no próximo dia 16, contra o Dois Vizinhos, no Ginásio Ney Braga, pela Série Ouro. Existe a possibilidade, entretanto, do duelo da 2ª rodada, diante do Operário Laranjeiras, fora de casa, ser antecipado para o dia 12, o que evitaria uma maratona de jogos no fim do mês, quando terá início a Liga Nacional. Nesta competição, o Marechal estreia dia 27, contra o Minas, em casa.
O Presente