O Presente
Esportes

Rondonense arbitrará o campeonato mundial militar de judô

calendar_month 5 de novembro de 2018
2 min de leitura

De quinta-feira (08) a sábado (10), o Rio de Janeiro voltará a sediar uma competição internacional de judô com a presença de medalhistas olímpicos e mundiais. Dois anos após o Jogos Olímpicos Rio 2016, a Cidade Maravilhosa receberá o Campeonato Mundial Militar, que reunirá no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan) alguns dos melhores judocas do mundo em disputas individuais e por equipes.

O professor rondonense Edilson Hobold, árbitro Internacional, nível “A”, foi convocado e estará arbitrando o certame do calendário internacional. “Esta competição reunirá diversos atletas de elite e será um grande prazer e uma grande responsabilidade estar arbitrando uma competição deste nível”, expõe Hobold, que já atuou em grandes eventos internacionais como, por exemplo, o Mundial Universitário na Tailândia e o Grand Slam de Moscou na Rússia, dentre outros.

 

DISPUTA

A competição faz parte do calendário do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e será organizada pelos Ministérios da Defesa e do Esporte em parceria com a Marinha do Brasil. São esperados cerca de 200 judocas militares de 22 países, entre eles, potências do judô como França, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, Sérvia, Holanda e China.

A seleção brasileira será representada por 18 atletas – nove homens e nove mulheres – que fazem parte do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento às Forças Armadas Brasileiras. Foram convocados para a disputa judocas experientes, como a campeã olímpica Rafaela Silva (57kg/3ºSG-RM2-EP) e os vice-campeões mundiais David Moura (+100kg/3º SG-RM2-EP) e Maria Suelen Altheman (+78kg/3º SG-RM2-EP) ao lado de jovens como os campeões mundiais júnior Daniel Cargnin (66kg/3º SG-RM2-EP) e Rafael Macedo (90kg/3º Sgt), dentre outros atletas de elite internacional.

Entre os destaques internacionais estão Clarisse Agbegnenou, da França, atual vice-campeã olímpica e tricampeã mundial do peso meio-médio (63kg); Audrey Tcheumeo (78kg/FRA), também vice-campeã olímpica e campeã mundial; a cazaque Otgontsetseg Galbadrakh (48kg), medalhista de bronze no Rio 2016; Marie-Ève Gahié (70kg), da França, vice-campeã mundial em Baku neste ano; o iraniano Saeid Molaei (81kg), campeão mundial em 2018; Aleksandar Kukolj (90kg), da Sérvia, número 2 do mundo no ranking da FIJ; e Niaz Ilyasov (100kg), da Rússia, campeão mundial júnior e bronze no Mundial Sênior de Baku 2018.

 

O Presente

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.