O ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), recebeu no último final de semana (13 a 15), a 31ª edição do Campeonato Brasileiro de Karate Interestilos. O evento contou com a participação de 3,7 mil atletas representando diversos Estados.
A Federação do Paraná (FEKIP) esteve representada por 115 atletas, dentre eles sete rondonenses, que defendem a Associação Liberdade de Karate Shotokan (ALKS). São eles: Lucas Correia, Julio Meller, Gustavo Trindade Deimling, William Santos, Iam Vieira, Henrique Vieira e Muriel Dourado, sob a supervisão do Shihan Atilio Guiosi.
O grande destaque da delegação rondonense foi o atleta Muriel Vinicius Wachholz Dourado, que conquistou a medalha de ouro na categoria Kumite Individual, para atletas de 11 a 12 anos. Na categoria Kata Individual, Muriel também ficou com a medalha de bronze.
Na categoria de Kumite Revezamento por Equipes, a ALKS ficou com a prata, através do atleta Julio Meller, e bronze com Gustavo Deimling e Muriel Dourado.
Significado
“A medalha de ouro, não foi pela competição, mas por honra, por ter conquistado o 3º lugar no campeonato mundial que eu participei este ano. E a de prata eu conquistei na categoria de Kumite de revezamento, é uma luta em equipe. Significa muito para mim ter conquistado essas medalhas. Apesar de não ter tido o melhor desempenho, ainda acabei lesionando o ombro neste campeonato, mas a medalha veio, o que me instiga a querer mais ainda a procurar o primeiro lugar no ano que vem”, disse Julio à reportagem de O Presente.
Na categoria Kata por Equipe, os atletas William Santos, Muriel Dourado e Gustavo Deimling Bronze conquistaram o bronze, sendo a primeira medalha conquistada pela equipe exclusivamente formada por atletas da ALKS, que também ostenta o título de tricampeão paranaense com os referidos atletas. O atleta Willian agradeceu ao Sensei Atilio por estar ao lado apoiando para a conquista da medalha de bronze.
Na classificação geral, o Estado do Paraná conquistou o vice-campeonato Brasileiro, feito alcançado pela última vez em 2005.
O atleta Julio Meller diz que para ir ao Mundial do ano que vem, que será na Suécia, é preciso participar do Campeonato Brasileiro. “Não necessariamente ser campeão ou ganhar medalha. O requisito principal é participar do Brasileiro”, explica.
O professor Atilio se diz muito satisfeito por ter alcançado bons resultados nesse campeonato. “A equipe de Kata, que treinou muito, é tricampeã estadual e com esse título esses atletas foram convidados a participar do Campeonato Brasileiro e agora trouxeram para casa a medalha de bronze. É gratificante ver o resultado deles, porque a gente procura praticar treinamentos diários acirrados e agora vamos dar um pausa para o ano que vem começar novamente para ver se conseguimos manter e melhorar esses resultados”, destacou ao O Presente.
“Agradeço também a todos os componentes da ALKS, atletas e familiares que estiveram durante esses dias apoiando e torcendo pelos atletas do Paraná, que muito bem nos representaram o Estado, aos que subiram ao pódio e também aos que não conseguiram, mas estavam lutando e representando a nossa Associação e Federação, e também à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer pelo apoio e ao Sicredi Aliança pela parceria”, finalizou Atilio Guiosi.










O Presente