Fale com a gente

Esportes Desafio

Rondonenses se empenham para conquistar boa colocação nos Jojeps

Publicado

em

De 14 de julho a 04 de setembro, rondonenses participam da competição com o objetivo de adotar práticas saudáveis por meio de atividades esportivas (Foto: Divulgação)

Com a proposta de adotar hábitos saudáveis através da prática regular de atividades físicas e esportivas, 30 integrantes do Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem), ligado à Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), participam da 8ª edição dos Jogos dos Jovens Empreendedores do Paraná (Jojeps), cuja 1ª fase de disputas foi iniciada no último dia 14 e segue até 04 de setembro.

Considerado uma importante ferramenta de integração entre os conselhos da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Paraná (Faciap Jovem), os Jojeps têm como objetivo estimular os empresários a realizarem atividades físicas e esportivas com regularidade.

Durante cerca de 60 dias, os jovens empresários escolhem o exercício que desejam praticar, sendo que cada atividade vale pontos e deve ser postada na rede social Instagram com as hashtags de todos os patrocinadores para ser contabilizada.

De acordo com o regulamento, por semana podem ser realizadas até seis atividades individuais. Também podem ser feitas até quatro atividades em conjunto com um ou mais competidores, além de permitir uma ação extra a ser realizada com uma pessoa que não participa dos Jojeps.

 

DIVERSIDADE

No ano passado, Andréia Roberta Carlson tornou-se a grande campeã da etapa rondonense e faturou o 2º lugar na categoria individual em nível de Paraná. Coordenadora da etapa local neste ano, Andréia está otimista e acredita que a equipe de Marechal Rondon possui grandes possibilidades de levar a maior parte dos troféus.

“Pensávamos que desta vez não seriam tantos inscritos, mas como outras cidades não queriam ficar atrás, nós trabalhamos e mobilizamos 30 conselheiros. A participação na competição é saudável, amplia a possibilidade de networking e permite novas experiências”, diz Andréia, lembrando que no Paraná são 230 envolvidos, além de 40 pessoas de Santa Catarina, totalizando 270 participantes.

Segundo a coordenadora, nas duas semanas completas já aconteceram atividades em conjunto e individuais. “É obrigatório que o participante faça seis atividades individuais, quatro em dupla ou em grupo, além de realizar ação extra uma vez por semana, no amanhecer, com dois participantes de outro conselho ou então dois amigos”, explica, acrescentando que tal “regra” busca fazer com que os conselheiros interajam.

De acordo com Andréia, já foram realizadas atividades como caminhada, pedalada, badminton, golf, tênis, vôlei, caçador, entre outras. “O número de praticantes acaba sendo triplicado na realização das atividades que envolvem duas pessoas de fora do conselho, chegando a reunir 90 integrantes por semana em algum tipo de modalidade ou atividade”, revela.

 

DESAFIOS

Por se tratar de uma disputa que vale pontos, os Jojeps também contemplam ações diferenciadas e que exigem maior empenho dos participantes, que são os desafios. “Alguns dias atrás ocorreu o desafio do patrocinador do Estado, denominado de gela boca, que consistiu em uma corrida de quatro quilômetros. Saímos do portal de entrada da cidade, percorremos trajeto até a Unioeste e retornamos”, expõe a coordenadora.

Cada inscrito escolhe um desafio pessoal como espécie de superação. “Ano passado o meu desafio era puxar um carro por 100 metros, sendo que neste ano algumas pessoas escolheram pedalar até Toledo, nadar, caminhar 30 quilômetros, entre outras atividades”, detalha ela.

Os participantes também recebem acompanhamento de uma nutricionista visando alcançar as metas propostas na primeira avaliação, como redução de peso, aumento de massa magra e outros. Os integrantes pontuam a cada encontro com a profissional e quem atingir a meta estipulada ganha pontos extras. Mas uma regra básica é que todas as atividades registradas tenham duração igual ou superior a 40 minutos contínuos.

 

INTEGRAÇÃO

O presidente do Cojem de Marechal Rondon, Mairus Gruber, avalia como ótima a participação nos Jojeps porque, segundo ele, nas reuniões por vezes os conselheiros limitam o tempo na idealização de projetos, sendo que nos Jogos dos Jovens Empreendedores do Paraná eles procuram interagir entre si e fortalecer a amizade. “O momento que se tem para conhecer outra pessoa é durante a atividade de 40 minutos. Vários conselheiros começaram a conversar e a gerar negócios a partir do conhecimento do que o outro conselheiro faz, de quem ele é”, exemplifica.

Conforme Gruber, o Cojem rondonense conta com a participação de duas pessoas de Pato Bragado nos Jojeps devido à facilidade de logística. “Ao menos uma vez por semana nos integramos com outros conselhos. No ano passado foi disponibilizado um dia com jogos de bets que uniram conselheiros de Marechal Rondon, Palotina, Cascavel e Toledo, o que é importante para nos conhecermos”, conta Gruber.

 

PREMIAÇÃO

Entre as premiações, o 1º colocado em nível municipal ganha seis meses de academia grátis e pode escolher uma opção de viagem entre três disponíveis. O ganhador estadual é contemplado com uma viagem para Las Vegas, nos Estados Unidos. Outras premiações em nível estadual serão divulgadas no dia 14 de agosto.

A etapa final do Jojeps será nos dias 14 e 15 de setembro no hotel Sesc Caiobá, com a participação dos campeões da fase local, onde também acontece a premiação geral.

 

PROMOÇÃO

Os Jojeps são uma promoção da Faciap Jovem e do Cojem, contando em Marechal Rondon com o patrocínio da Indústria Top Vet, Ambiental Oeste, Puro Sonho, nutricionista Fernanda Forlin, Academia Elite, Jaclani Esportes, Cristur Viagens e Turismo, Subway Marechal e Garagem Concept Store.

Copyright © 2017 O Presente