O Presente
Esportes

Rondonenses vão pedalar até o santuário de Itaipulândia no feriado

calendar_month 7 de outubro de 2021
4 min de leitura

Uma das obras mais importantes da dramaturgia brasileira é “O pagador de promessas”, de Dias Gomes. A peça conta a história de Zé do Burro, um homem simples e ingênuo que caminha sete léguas carregando uma cruz de madeira nos ombros ao lado de sua mulher para pagar uma promessa: agradecer pela vida de seu burro, Nicolau.

Assim como o personagem, tradicionalmente nesta época do ano, fiéis de todas as regiões do país, movidos pela fé, se preparam para pagar promessas na Semana da Padroeira do Brasil.

No Oeste do Paraná, um dos destinos religiosos mais visitados é o santuário de Nossa Senhora Aparecida, no município de Itaipulândia. Ao longo desta semana até terça-feira (12), missas e celebrações acontecem 24 horas no local.

 

Romaria

Em Marechal Cândido Rondon, dois grupos de pedal se organizam para uma romaria no feriado de 12 de outubro rumo ao Cristo Esplendor, em Santa Helena, e ao santuário em Itaipulândia. Trata-se do Pedal do Fim de Semana e do Corujas Bikers. Eles vão sair de madrugada para percorrer o trajeto de 120 quilômetros.

“É o terceiro ano que fazemos este percurso. Primeiramente vamos visitar o Cristo Esplendor, em Santa Helena, e depois seguiremos para a grande imagem da Santa, em Itaipulândia”, comenta um dos organizadores, Sergio Mokfa.

Logo após, os ciclistas vão a São Miguel do Iguaçu, onde participarão de um almoço em ação de graças.

Michele Hartmann: “Minha filha sofreu um acidente de trânsito de alta gravidade e saiu com poucas lesões. Farei esta peregrinação como forma de agradecimento” (Foto: Divulgação)

 

Agradecimentos

A ciclista rondonense Michele Hartmann, que vai participar da romaria, conta que geralmente é o seu marido que vai pedalando, enquanto ela acompanha o grupo com o carro. Desta vez, contudo, será diferente: é ela que vai pedalar. “Minha filha sofreu um acidente de trânsito de alta gravidade e saiu com poucas lesões. Minha mãe sempre foi devota de Nossa Senhora Aparecida e me ensinou o mesmo. Farei esta peregrinação como forma de agradecimento”, relata.

Já Anderson Girardello (Neno) vai para agradecer pela saúde. “Estamos passando por um momento em que muitas vidas se foram. Só por estamos aqui com saúde é muito válido. Temos que ser muito gratos”, enaltece.

Para ele, o percurso até Itaipulândia vai ser prazeroso. “Será uma oportunidade de fazer o que se gosta com quem nos faz bem. Dialogamos com os colegas no trajeto, trocamos experiências e cada um tem seu ritual e forma de chegar”, comenta.

O rondonense Valdenir Sutil está até se preparando para fazer o trajeto, uma vez que percorrer 120 quilômetros exige preparo físico. “Estou fazendo pedal três vezes por semana”, comenta, mencionando que vai no pedal para acompanhar os amigos e também para agradecer. “Sempre tive paixão pelo pedal e aproveito esta chance para ir até a Santa agradecer pela família, pela saúde e pelo trabalho. Companheirismo, amizades e desafio pessoal são as palavras que defino para o momento”, expõe Sutil.

Anderson Girardello (Neno): “Estamos passando por um momento em que muitas vidas se foram. Só por estamos aqui com saúde é muito válido. Temos que ser muito gratos” (Foto: Divulgação)

Valdenir Sutil: “Sempre tive paixão pelo pedal e aproveito esta chance para ir até a Santa agradecer pela família, pela saúde e pelo trabalho” (Foto: Divulgação)

 

Monumento em Itaipulândia

O Monumento de Nossa Senhora Aparecida está localizado no Bairro Caramuru. Localizada no ponto mais alto de Itaipulândia, a 367 metros de altitude, a estátua possui 26 metros e é a maior escultura de Nossa Senhora Aparecida da América Latina.

De frente para a cidade, do local é possível ver o Lago de Itaipu. O monumento é considerado uma obra oficial pelo Vaticano e faz parte da Rota da Fé pelas Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.

A arte foi idealizada pelo escultor e arquiteto Marcelo Francallassi, de Curitiba. Inaugurada em 12 de outubro de 2000, a construção teve como objetivo homenagear os 500 anos do descobrimento do Brasil e valorizar a fé e a tradição católica regional e nacional.

Contatos para mais informações podem ser feitos pelo telefone da prefeitura (45) 3559-8000, pelo e-mail turismoitaipulandia@gmail.com ou pelo site http://itaipulandia.pr.gov.br.

 

Cristo esplendor em Santa Helena

O monumento do Cristo Esplendor conta com capela para orações, rampa para auxiliar a subida dos visitantes e fiéis e uma réplica do Cristo de um metro de altura no seu interior. É a maior estátua de bronze da América Latina, com 12 metros de altura.

Localizado em um lugar alto, do monumento do Cristo é possível ver a cidade de Santa Helena, o verde da região e o Lago de Itaipu. Ele fica no prolongamento da Rua Argentina, sentido Porto Internacional, na zona rural santa-helenense.

O Cristo é resultado do trabalho do escultor Faustino José Zardo Coin e do fundidor em cobre Adalberto Luiz Basso. A inauguração foi em 2000.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.