A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a participação na fase classificatória da Liga das Nações em 3º lugar. Diante de um ginásio lotado, o time do treinador José Roberto Guimarães foi superado, na quinta-feira (14), pela Itália por 3 sets a 2 (22/25, 25/20, 17/25, 25/19 e 15/12), em Eboli, na Itália, pela quinta semana da competição.
O resultado colocou a equipe verde e amarelo em 3º lugar na classificação geral, com 35 pontos (12 vitórias e três derrotas). Os Estados Unidos, que duelaram com a Argentina, garantiram o 1º lugar, com 37 pontos. A Sérvia ficou com a 2º colocação, com 37 pontos, a Holanda em 4º, com 34, e a Turquia em 5º, com 35, mas com uma derrota a mais do que as holandesas. As cinco equipes citadas se juntarão com a China, país-sede, na fase final, que será disputada em Nanjing, na China, entre os dias 27 de junho e 1º de julho.
O Brasil fará aclimatação para a Fase Final da Liga das Nações, no Japão. As brasileiras embarcaram para o país asiático na sexta-feira (15).
A oposta Monique foi a maior pontuadora entre as brasileiras, com 16 pontos. A central Bia, com 12, também pontuou bem pelo Brasil. Pelo lado da Itália, a oposta Ortolani foi a maior pontuadora, com 20 acertos.
Ao final do duelo, a levantadora Roberta comentou sobre a partida contra a Itália e a campanha do Brasil na fase classificatória da Liga das Nações.
“Fico feliz que nos classificamos para fase final e esse era nosso objetivo maior nessas cinco primeiras semanas. Hoje entramos para ganhar a partida, mas cometemos alguns erros em momentos decisivos. Fizemos uma boa campanha na fase de classificação e agora vamos ter uma semana para nos prepararmos para Fase Final. Serão jogos difíceis, mas estamos confiantes”, disse Roberta.
O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise do desempenho do Brasil nas cinco primeiras semanas da competição.
“Jogamos contra as melhores seleções do mundo e tivemos a oportunidade de ver várias jogadoras em ação. Isso foi muito positivo. Também acompanhamos de perto a recuperação física de algumas das nossas jogadoras. Essa fase classificatória foi uma grande experiência para todos nós. O saldo dessa primeira fase foi bastante positivo. Agora, vamos fazer a aclimatação no Japão para depois irmos para China”, explicou José Roberto Guimarães.
Com CBV