Fale com a gente

Esportes Etapa Sul Sudeste

Seleção paranaense de basquete se prepara para Campeonato Brasileiro de Base

Publicado

em

Marcelo Goes convocou João Victor Boeing, Diego Leiva e Lucas Pacheco, da ACB/Prefeitura de Marechal Rondon, para seletiva em São José dos Pinhais (Foto: Divulgação)

O técnico rondonense Marcelo Goes iniciou na quinta-feira (26), em São José dos Pinhais, a preparação da seleção paranaense sub-18 de basquete que vai representar o Estado no Campeonato Brasileiro de Base – Etapa Sul Sudeste, que acontece na próxima semana, entre terça-feira (31) e domingo (04), na cidade catarinense de Jaraguá do Sul.

Dentre os 15 atletas convocados, que até segunda-feira (30) vão disputar as 12 vagas na equipe que vai defender o Paraná na disputa do Brasileiro, três são atletas de Marcelo Goes na ACB/Prefeitura de Marechal Cândido Rondon. Sendo os alas/armadores João Victor Boeing e Diego Leiva e o ala Lucas Pacheco.

Apesar de não poder contar com atletas paranaenses que atuam em outros Estados e não foram liberados pelas suas respectivas equipes, Goes acredita que o Paraná estará bem representado em Santa Catarina.

“A expectativa de cada convocação para defender o Estado é a melhor possível. Encaro sempre cada seleção como a primeira, como uma nova oportunidade. O momento da seleção sub-18 do Paraná é um tanto delicado, pois não vamos conseguir estar com os principais atletas devido a uma questão de liberação dos clubes de fora do Estado, além de outros dois clubes do Paraná que não vão liberar os jogadores em virtude de uma competição pré-agendada por eles e que faz parte do calendário, mas temos que procurar fazer o melhor com aquilo que temos na mão. Iremos para essa competição com uma seleção basicamente sub-17. Vamos trabalhar durante quatro dias em São José dos Pinhais com 15 jogadores e teremos que fazer três cortes, mas acredito muito que esses meninos que estarão lá vão se dedicar ao máximo para poder representar bem o nosso Estado”, destaca.

 

Grande oportunidade

Destaque da equipe sub-17 da ACB/Prefeitura de Marechal Rondon, o ala/armador rondonense João Victor Boeing vê na oportunidade de disputar seu primeiro Campeonato Brasileiro um momento único em sua carreira. Desde os 11 anos jogando basquete pela ACB/Colégio Frentino Sackser, João já foi chamado para seletivas nas categorias sub-13 e sub-17 em anos anteriores, mas foi cortado dos elencos que disputaram o Brasileiro. Agora, o jovem garante estar pronto.

“Para mim essa convocação significa muita coisa, tanto como atleta como pessoa. Já tive outras oportunidades em seletivas das categorias sub-13 e sub-17, mas não consegui ir ao Brasileiro, e dessa vez estou com foco diferenciado, pois vai significar muito para mim passar nesta seletiva. Vou pra cima, estou treinando bastante e focado nessa seleção. Participar do Brasileiro é algo único e que poucos atletas conseguem, é uma grande oportunidade”, analisa.

Segundo ele, o fato do técnico da seleção paranaense ser seu treinador na ACB “aumenta minha responsabilidade, pois ele me avalia todo dia”. A chave, então, para convencer Marcelo Goes a levá-lo para o Brasileiro? Intensidade. “Aumentei muito o nível de intensidade nos treinos e isso ajudou bastante meu estilo de jogo, e acredito que isso fez eu ser convocado”, afirma João, fã de NBA e que tem nos astros Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, e Luka Doncic, do Dallas Mavericks, suas grandes inspirações. “Eles têm muito controle de bola e visão de jogo”, finaliza o rondonense, que já tem no currículo títulos estaduais de base e dos Jogos Escolares.

 

Tabela

A estreia do Paraná na Etapa Sul Sudeste acontece na terça-feira (31), contra o Rio de Janeiro, às 15h30. No dia seguinte, o adversário será Santa Catarina B, às 13h30, e na quinta-feira (02) os paranaenses fecham a 1ª fase contra São Paulo, às 15h30. No dia 03 de junho acontecem as semifinais e no dia 04 será conhecido o campeão.
No grupo estão Santa Catarina A, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Marcelo Goes convocou João Victor Boeing, Diego Leiva e Lucas Pacheco, da ACB/Prefeitura de Marechal Rondon, para seletiva em São José dos Pinhais (Foto: Divulgação)

João Victor em ação quando tinha 13 anos: “Participar do Brasileiro é algo único e que poucos atletas conseguem” (Foto: Divulgação)

 

O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Facebook