O Presente
Esportes

Seleções do Paraná estreiam com vitória no Campeonato Brasileiro de Handebol Juvenil

calendar_month 25 de junho de 2025
5 min de leitura

As seleções paranaenses juvenil masculina e feminina estrearam com autoridade no Campeonato Brasileiro de Seleções, que acontece até sábado (28) no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, em Umuarama, no Noroeste do Paraná. Representando o estado-sede, os times do Paraná dominaram os primeiros jogos e reforçaram o protagonismo paranaense na base do handebol nacional.

Na terça-feira (24), a equipe masculina foi a primeira a entrar em quadra e atropelou Sergipe, vencendo por 38 a 14. Horas depois, voltou a jogar contra o Distrito Federal e manteve o desempenho consistente, ganhando por 32 a 16. O próximo compromisso é nesta quarta-feira (25), às 17h30, contra Mato Grosso do Sul.

No feminino, a estreia foi igualmente convincente. O Paraná enfrentou o Distrito Federal e venceu com placar elástico: 45 a 18. A equipe volta à quadra também nesta quarta-feira, às 13 horas, diante de Mato Grosso do Sul. Todas as partidas das Seleções do Paraná têm transmissão ao vivo pelo canal da Paraná Handebol no YouTube. “Receber uma competição nacional como essa em Umuarama é motivo de celebração para o handebol paranaense. Estrear com resultados tão expressivos demonstra a qualidade dos nossos atletas e do trabalho técnico realizado. Somos uma referência na formação de base no Brasil, e estamos honrando esse reconhecimento dentro de casa”, enfatizoiu o presidente da Liga de Handebol do Paraná, Roberto Ferreira Niero (Pimpão).

Seleções Paranaense

Com 16 atletas convocadas, a Seleção Paranaense Feminina mescla juventude, versatilidade e experiência em competições regionais e nacionais. O grupo é comandado pelo técnico José Carlos Mendes (Spock), que tem ao seu lado o auxiliar técnico Vinicius Garcia (Pepa), o supervisor Erivalto Oliveira (Professor Negão) e o fisioterapeuta Marcelo Kiyoshi Furuta.

As goleiras são Izabela Camargo (AMH/Maringá) e Mariana Aparecida Santos de Brito (Londrina/Fel/Uraí). Na linha, o setor de pivôs conta com Gabriele Cavalari do Amaral (Londrina/Fel) e Isadora Ribeiro de Novais (AMH/Maringá). O setor mais numeroso é o de armadoras, com oito atletas: Ana Livia Zanineli (AMH/Maringá), Eryka do Amaral Maciel (Ahandfoz/Smel/Foz do Iguaçu), Gabriely Vitória Romagnoli Minzon (Jussara), Hayara Kamile dos Santos (Londrina/Fel), Heloisa Marcon Peres de Souza (AMH/Maringá), Júlia Heidrun Bonfim (Curitiba/Thalia), Maria Clara Salamanca Godoy (Londrina/Fel) e Noemi dos Santos Romagnolo (Jussara).

Nas pontas, o Paraná conta com Alanis Priscila de Almeida Machado (Santo Antonio do Sudoeste) e Julia de Macedo Bartolomeu (São Miguel do Iguaçu) na direita; e com Beatriz Damaceno Souza (Astorga) e Caroline Nery (AMH/Maringá) na esquerda.

Comandada pelos técnicos Silvio Gonçalves e Leandro Floriano, com coordenação técnica de José Carlos Mendes (Spock), supervisão de Erivalto Oliveira (Professor Negão) e fisioterapia sob responsabilidade de Nelson Akio Shirabe, a Seleção Paranaense Masculina é composta pelos goleiros Matheus Felipe Vaz Gomes (Colégio Biodiversidade/Fel/Londrina), Paulo Henrique dos Santos Damasceno (Umuarama) e Rodrigo Hossel Ribeiro (Cascavel). Como pivô atuam Breno Wesley Oliveira da Silva (Mariluz) e Leonardo Vinicius Farias Freitas (Colégio Biodiversidade/Fel/Londrina).

Entre os centrais estão Matheus Alexandre Santos Alvares (Mandaguaçu), Pedro Schmitt (Corbélia/HCC) e Samuel de Souza (Cambé). Já os atletas que jogam como pontas direitas ou meias são Augusto Carvalho Becker (Corbélia/HCC), João Vitor Cardoso dos Santos (Umuarama) e Rodrigo Oliveira Rodrigues (Maringá). A ponta esquerda é ocupada por Luan Mateus dos Santos Morais (Cambé).

Nas laterais, o Paraná apresenta Gustavo Henrique de Oliveira Soares (Fecam/Ahandecam/Campo Mourão) e Kaiky de Souza Nunes (Alto Paraná) pelo lado direito, e Felipe Garcia Ferrari (Maringá), João Guilherme Alves (Tapejara Handebol), Renan Torres de Lima (Umuarama) e Vinicius de Souza Favoretto de Oliveira (Colégio Biodiversidade/Fel/Londrina) pelo esquerdo.

A Seleção Paranaense conta com o apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte e da Secretaria do Turismo, além do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte. A iniciativa também recebe o suporte da Itaipu Binacional, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Copel e da Prefeitura de Umuarama.

Competição

O Campeonato Brasileiro de Seleções reúne talentos de cinco estados na disputa masculina (Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Sergipe) e de quatro no feminino (Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Na primeira fase, as equipes jogam em grupo único, e as quatro melhores colocadas avançam para as semifinais, programadas para sexta-feira (27). As finais ocorrem no sábado (28).

Jogando em casa, as seleções do Paraná contam com o apoio da torcida local e a responsabilidade de representar o Estado anfitrião. Para além da disputa por medalhas, a competição é uma vitrine para jovens promessas do esporte nacional.

Programação do Campeonato Brasileiro de Seleções

Quarta-feira (25)

10 horas – Distrito Federal x Mato Grosso (Masculino – Classificatória)
13 horas – Sergipe x Mato Grosso (Feminino – Classificatória)
14h30 – Paraná x Mato Grosso do Sul (Feminino – Classificatória)
16 horas – Distrito Federal x Sergipe (Masculino – Classificatória)
17h30 – Paraná x Mato Grosso (Masculino – Classificatória)

Quinta-feira (26)

10 horas – Sergipe x Mato Grosso (Masculino – Classificatória)
13 horas – Mato Grosso do Sul x Distrito Federal (Masculino – Classificatória)
14h30 – Distrito Federal x Mato Grosso do Sul (Feminino – Classificatória)
16 horas – Paraná x Mato Grosso do Sul (Masculino – Classificatória)

Sexta-feira (27)

11 horas – Semifinal Feminina 1: 2º colocado x 3º colocado
13 horas – Semifinal Masculina 1: 2º colocado x 3º colocado
14h30 – Semifinal Feminina 2: 1º colocado x 4º colocado
16 horas – Semifinal Masculina 2: 1º colocado x 4º colocado

Sábado (28)

10 horas – Disputa do 5º lugar (Masculino): perdedores dos jogos classificatórios
13 horas – Disputa do 3º lugar (Feminino): perdedor semifinal 1 x perdedor semifinal 2
14h30 – Final Feminina: vencedor semifinal 1 x vencedor semifinal 2
16 horas – Final Masculina: vencedor semifinal 1 x vencedor semifinal 2

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.