Copagril – Sou agro com orgulho
Esportes Automobilismo

Stock Car tem novo formato em 2021, com 24 corridas e pontos para pole

(Foto: Divulgação/Duda Bairros)

A Stock Car revelou, na segunda-feira (22), o novo formato de campeonato que implementará na temporada 2021. A principal novidade é a realização de duas corridas seguidas, sem pausas entre uma e outra, que dará ao campeonato um total de 24 provas no ano.

Além disso, categoria também premiará o pole position com dois pontos e terá uma nova pontuação para o esquema de rodada dupla. Confira abaixo as principais novidades e como elas funcionarão.

Casa do Eletricista – Tubos e Conexões

Adiamento por causa da pandemia: a temporada 2021, que teria início no próximo dia 28 de março no Autódromo do Velopark, só vai começar no próximo dia 25 de abril, na etapa de Londrina.

 

RODADA DUPLA

Serão ao todo 12 etapas no ano, mas distribuídas em dez eventos. Dez etapas serão realizadas no domingo e duas acontecerão aos sábados, em datas e locais a definir. Cada etapa será formada por uma corrida de 25 e outra de 20 minutos, sem os carros pararem no grid e intervalo apenas para uma volta de realinhamento. No total, a temporada somará 24 largadas – contra 18 no ano passado.

A primeira prova terá 25 minutos e, sem parar os carros no grid, os pilotos farão uma volta de realinhamento, com inversão dos dez primeiros. A seguir, a direção de provas dará a largada para os 20 minutos da corrida 2. Com 12 etapas previstas para 2021, a Stock Car somará então 24 corridas no ano – sendo duas por etapa. As duas corridas de cada etapa terão pontuação individual.

“Olhamos cada detalhe do regulamento com o objetivo de melhorar ainda mais o alto nível de 2020. Essa análise, combinada à nossa transmissão ao vivo na TV aberta com a Band e simultaneamente no SporTV, nos mostrou o caminho a seguir. Percebemos em conjunto que alguns detalhes do regulamento poderiam funcionar melhor. E acho que chegamos a um pacote muito interessante, promovendo o tempo todo grandes disputas e consequentemente um show para os fãs”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

 

NOVIDADES DO REGULAMENTO

Pole position: Largar na pole agora concederá dois pontos ao melhor piloto. A formação de largada da segunda prova das etapas será feita pelo resultado da corrida 1, mas com os dez primeiros invertendo a posição durante a volta de realinhamento que separará as duas provas.

Descartes: A Stock estreou em 2020 o descarte dos três piores resultados. Agora será permitido descartar quatro resultados, oferecendo ainda mais oportunidades de tirar da conta situações imprevistas ou injustas, como acidentes ou furos de pneu.

Pontuação: Cada uma das 24 corridas de 2021 registrará pontos individualmente, no mesmo sistema de 2020. A primeira prova terá pontuação maior, iniciando com 30 pontos para o vencedor, 26 para o segundo e 22 para o terceiro colocado, chegando ao 20º classificado, que ganhará um ponto. Com duração mais curta, a prova complementar dá ao vencedor 24 pontos, com 20 para o segundo e 18 para o terceiro colocado, também chegando ao 20º classificado com um ponto.

Lastro: A partir de agora o lastro de sucesso, que obriga os melhoras pilotos do campeonato a carregarem peso extra no carro, chegará até o sexto colocado – em 2020 ia apenas até o quinto melhor posicionado no campeonato. A distribuição é esta (em quilogramas): 30, 25, 20, 15, 10 e 5.

Pit stop: Antes feito nas duas provas, agora será somente na corrida 01 da etapa.

Fan push: As regras permanecem iguais. Os seis pilotos mais votados pelo público recebem um push, que é o botão utilizado para injetar potência no motor e aumentar a velocidade para atacar ou se defender durante a corrida.

 

PROVAS DA TEMPORADA
25/04 – Londrina (PR) – 1ª Stock Car, 1ª Stock Light
16/05 – Interlagos (SP) – 2ª Stock Car, 2ª Stock Light
20/06 – Goiânia (GO) – 3ª Stock Car, 3ª Stock Light
11/07 – Cascavel (PR) – 4ª Stock Car
1º/08 – a definir – 5ª Stock Car
15/08 – Curitiba (PR) – 6ª Stock Car, 4ª Stock Light
19/09 – Santa Cruz do Sul (RS) – 7ª Stock Car, 5ª Stock Light
24/10 – Velocittà (SP) – 8ª Stock Car, 6ª Stock Light
21/11 – Goiânia (GO) – 9ª Stock Car, 7ª Stock Light
12/12 – A definir – 10ª Stock Car, 8ª Stock Light

 

Com Globo Esporte

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO