Os três representantes brasileiros na chave masculina de Wimbledon conheceram na sexta-feira seus adversários de estreia. Enquanto Thiago Wild e Felipe Meligeni têm boa chance de marcar sua primeira vitória no Grand Slam britânico, Thiago Monteiro terá trabalho para repetir a segunda rodada de 2017.
O paranaense enfrentará o convidado local Paul Jubb, número 289 do ranking aos 24 anos e com apenas duas presenças anteriores em Slam, justamente em Wimbledon de 2019 e 2022, em que parou na primeira rodada. Caso mantenha o favoritismo, Wild cruzará então com Holger Rune ou Soowoon Kwon. O cabeça 15, embora atravesse momento instável, fez quartas em 2023.
Depois de ótima campanha no qualificatório, em que venceu a partida decisiva em cinco sets, Meligeni pegou o experiente Borna Coric na primeira rodada. O croata de 27 anos, recuperado de mais um problema físico, já disputou Wimbledon por cinco vezes e sua única vitória foi em 2015. O vencedor terá na segunda rodada Frances Tiafoe ou Matteo Arnaldi antes de eventual desafio diante de Carlos Alcaraz.
A missão certamente mais difícil ficou com Monteiro. O canhoto cearense, que não conseguiu furar o quali de Mallorca no fim de semana, enfrentará o australiano Alexei Popyrin, número 47 do ranking, a quem enfrentou uma vez na primeira rodada de Winston-Salem, em 2019, e perdeu em partida duríssima. Curiosamente, Popyrin perdeu há dois dias de João Fonseca em exibição preparativa. O ganhador jogará então contra Tomas Etcheverry ou Luca Nardi, tendo na terceira rodada nada menos que Novak Djokovic.
Com Tênis Brasil