Fale com a gente

Esportes Inscrições abertas

Torneio de futevôlei com presença de campeões mundiais vai inaugurar Arena AABB em outubro

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Um evento que deve ficar marcado na história do esporte rondonense e certamente vai alavancar ainda mais uma modalidade que a cada dia ganha novos adeptos.

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com apoio da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e da Federação de Futevôlei do Estado do Paraná (FFVEP), vai promover o 1º Torneio Kagiva/AABB de Futevôlei, competição que reunirá atletas da elite da modalidade, como os paraguaios Esteban e Fernando Lugo, o Choreì, que conquistaram o Campeonato Mundial nas praias de Ipanema, no Rio de Janeiro, em 2016, além das principais duplas da região e também de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que competirão na classe open e vão em busca do título e do prêmio de R$ 2 mil para a dupla campeã.

Como o futevôlei é um esporte democrático, não serão apenas os grandes craques que terão a chance de disputar o 1º Torneio Kagiva/AABB de Futevôlei. “Serão três categorias. A iniciante, para aqueles atletas que estão começando a praticar a modalidade; a intermaster, para quem já está em um nível mais avançado; e a open, para jogadores experientes e que se destacam há mais tempo. Para fazer essa filtragem das duplas, teremos organizadores com experiência dentro da modalidade, pois ainda não há um ranqueamento”, explica Ivan Paulista, um dos principais apoiadores da Associação Atlética Banco do Brasil de Marechal Rondon nos trabalhos com a modalidade.

Para ele, o atual momento vivido pela AABB em relação ao futevôlei é especial. “Neste último ano de pandemia, foi uma modalidade que se fortaleceu através de um grupo de amigos que mantiveram a prática do esporte. Agora, com a retomada gradual das atividades, ela ficou ainda mais forte. Temos parceiros que ajudaram esse projeto a se tornar realidade. Foram construídas três novas quadras que serão inauguradas no Torneio AABB de Futevôlei”, comenta.

 

Primeiro de muitos

Faltando pouco mais de um mês para o torneio, Paulista antecipa que o evento será o primeiro de muitos outros que virão pela frente nas novas quadras de areia da AABB, e não apenas no futevôlei. “Nossa ideia é fazer com que esse esporte cresça cada vez mais. Temos muitos planos, mas nesse primeiro momento o foco é fazer desse torneio um sucesso. É um esporte genuinamente brasileiro, praticado em grandes centros e agora começando também em Marechal Rondon. Temos vários grupos de futevôlei que estão surgindo para usar esse espaço que foi idealizado para a prática do futevôlei, voleibol de areia e beachtennis. O presidente Ricardo Menuncin abraçou essa ideia e tem nos dado total liberdade para fazer com esse projeto se torne realidade”, menciona.

 

Crescimento feminino

No 1º Torneio Kagiva/AABB de Futevôlei ainda não haverá a disputa da classe feminina, mas, de acordo com o apoiador da associação, isso não deve demorar para acontecer. “O futevôlei é um esporte que vem se difundindo em massa também entre as mulheres. Já são 30 praticantes efetivas na AABB, número maior até que dos homens. Ainda não temos adeptas suficientes que consigam fazer o jogo fluir para organizar um torneio, mas devem acontecer apresentações especiais de duplas mistas, com pais e filhas e casais. Estamos iniciando o trabalho com as mulheres, trabalhando a base, ensinando fundamentos e, com certeza, no próximo torneio poderemos acrescentar a categoria feminina. É um esporte que não exclui ninguém, pelo contrário, ele é democrático e agrega todo mundo”, enfatiza.

 

Bola nova

Patrocinador máster do 1º Torneio de Futevôlei da AABB, a Kagiva vem desenvolvendo uma bola especial para a prática da modalidade, que tem agradado os praticantes. “Estamos desenvolvendo uma bola mais acessível exclusiva para o futevôlei, com opiniões de atletas e ex-atletas, participando de clínicas, que venha atender o mercado. Muitos praticantes da AABB, especialmente os iniciantes, preferem a bola Kagiva, que é mais macia, e isso ajuda no desenvolvimento dos atletas”, analisa um dos responsáveis por auxiliar homens e mulheres iniciantes no futevôlei.

 

Dos gramados para a areia

Ex-jogador de futebol profissional, o já considerado rondonense Ivan Paulista demonstra, agora nas areias, o mesmo talento de camisa 10 que teve em passagens por equipes brasileiras e do exterior, como Croácia, Malásia, Vietnã, Emirados Árabes. Para ele, a mudança dos gramados para a areia acabou sendo natural. “Encontrei no futevôlei um esporte que me proporcionou manter os cuidados com a saúde, qualidade de vida, um esporte dinâmico que traz do futebol fundamentos e habilidades que me facilitaram na adaptação na areia. Jogávamos futevôlei como recreação e agora, levando mais a sério, notamos que é um esporte sedutor e que cria um vínculo muito grande, além do lado da competição. É um esporte que exige muito raciocínio e preparo físico. Isso tudo me fez vir para o futevôlei”, comenta Paulista, que agora passa boa parte do seu tempo livre colaborando com o desenvolvimento do futevôlei em Marechal Rondon. “Sou parceiro da AABB e contribuo da maneira que posso para ajudar na qualidade de vida das pessoas. Passamos por um momento tenso durante a pandemia. Muitas pessoas perderem entes queridos. Nem tudo é dinheiro, fazemos por amor à causa. O caminho é praticar algum esporte, e os esportes de areia na AABB são opções, além do tradicional jogo de futebol. No final das contas o que queremos mesmo é divertir as pessoas através do esporte”, ressalta.

 

Apoio do presidente

Um dos principais responsáveis pela nova estrutura para esportes de areia na tradicional associação rondonense, que recentemente comemorou 44 anos de fundação, o presidente da AABB, Ricardo Menuncin, destaca a importância de parceiros na execução da obra. “O projeto de expansão de esportes de areia na AABB começou coincidentemente com o aumento da demanda no período da pandemia, pois era um dos poucos esportes autorizados a se praticar, com algumas flexibilizações, e com isso contamos com alguns apoiadores, sendo os principais a Alibra e a Baseforma. Com recurso próprio e o apoio deles construímos três quadras conjugadas de esporte de areia, com iluminação de alta qualidade, as quais batizamos, como reconhecimento, Arena de Esportes de Areia AABB, Alibra e Baseforma”, explica o presidente, avisando que outras modalidades serão contempladas em breve no novo espaço. “Estamos tendo bastante procura dos sócios para a prática de futevôlei, vôlei de areia e nas próximas semanas teremos novidades quanto ao beachtennis. Aos interessados em se associar e praticar esses esportes temos os canais de contato nas redes sociais”, informa.

 

Inscrições

Para participar do 1º Torneio Kagiva/AABB de Futevôlei, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, os atletas interessados podem entrar em contato com os seguintes organizadores: Ivan Paulista (45 99963-8867), Ari (44 99997-9870), Sandrão (44 99803-3809) e Vini (45 99956 3241).

O valor da inscrição é de R$ 120 por dupla, com direito à camiseta do torneio para cada atleta. Nas categorias iniciante e intermaster haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados e na classe open para as quatro melhores duplas da competição.

Paraguaios campeões mundiais Esteban e Fernando Lugo, o Choreì, estarão no torneio da AABB (Foto: Divulgação)

Ivan Paulista ao lado do tricampeão mundial Hiltinho em recente evento de futevôlei (Foto: Divulgação)

Ivan Paulista, Maguila, Edir e Mato Grosso: atletas de destaque da AABB (Foto: Divulgação)

Grupo de mulheres praticantes de futevôlei cresce a cada dia na AABB (Foto: Divulgação)

Presidente da AABB, Ricardo Menuncin, durante início das obras das novas quadras de areia (Foto: Divulgação)

 

Gustavo da Cunha/O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente