Entre os dias 7 e 13 de julho, no município de Apucarana, aconteceu a 52ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPs). A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi representada por aproximadamente 120 atletas/acadêmicos de todos os campi da instituição, nas seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Handebol, Futsal, Judô, Karatê, Natação, Tênis, Tênis de mesa, Taekwondo, Voleibol, Xadrez e Jups Acadêmico.
De acordo com o coordenador de Esportes da Unioeste, professor Arestides Pereira da Silva Júnior, a instituição conseguiu montar uma grande e forte delegação, representada por atletas dos diversos cursos de todos os campi. “Isso possibilitou o fortalecimento das equipes na competição, de forma a colocar a Universidade entre as grandes potências do esporte universitário do Paraná”, pontua.
O professor ainda agradece a todos os atletas participantes, aos professores de Educação Física (técnicos das modalidades) e aos motoristas da delegação, que se emprenharam em suas funções e contribuíram para o ótimo desempenho da Universidade na competição.
Dentre as 20 Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná que participaram da competição, a Unioeste terminou na quarta colocação no geral. A campeã geral do evento foi a Unicesumar, a vice-campeã foi a UEM e a terceira colocação ficou com a UFPR. Destaca-se também que a Unioeste conquistou o troféu disciplina, tendo em vista que não sofreram qualquer punição disciplinar, de forma a prestigiar e enaltecer os princípios norteadores do Regulamento Geral dessa competição. Parabéns a todos os envolvidos!
Os atletas e equipes vencedores de suas modalidades esportivas nos JUPs serão convocados para participarem dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecerão na cidade de Joinville (SC), no mês de outubro deste ano.
Segundo o atleta de Handebol Marcelo Ricardo Sarturi (medalhista de prata nos Jups), que é acadêmico do 3º ano do curso de Educação Física – Bacharelado, do Campus Marechal Cândido Rondon, “participar dos Jogos Universitários do Paraná é uma experiência única e indescritível. Representar nossa Universidade em nível estadual é algo especial. Formamos uma equipe com atletas de três campus diferentes, que nunca haviam jogado juntos. Apesar dos imprevistos e do número reduzido de jogadores, apenas nove, isso não nos abalou, pelo contrário, fortaleceu nossos laços e amizades dentro e fora da quadra. Disputamos cinco jogos de handebol intensos e de alto nível, desde a fase de grupos até a final. Alcançamos muito mais do que o objetivo inicial, conquistando a medalha de prata para nossa modalidade e mostrando o alto nível esportivo de nossa Universidade. Gostaria de agradecer imensamente a toda organização da Unioeste pelo suporte. Também agradeço aos meus companheiros de equipe, que abraçaram a ideia de participar da competição, deixando suas famílias e amigos para se dedicarem em quadra e trazerem esse resultado histórico para nossa modalidade”.
De acordo com o atleta de Taekwondo, Bruno Henrique Motta (medalhista de ouro nos Jups), também acadêmico do 1 ° ano do curso de Fisioterapia do campus de Cascavel, “Foi a minha primeira participação nos Jogos Universitários e eu alcancei e até superei os objetivos que eu tinha para a competição, pois fiquei mais de um ano sem competir e agora estou retornando, e pretendo continuar representando a Unioeste em competições futuras”.
Confira os resultados da Unioeste nos JUPs:
Acadêmico (Artigo científico na área do esporte)
1° lugar – Bernando Balbinot Vieira
3° lugar – Evelin Radke
Atletismo
1° lugar – 100 metros rasos Feminino – Flavia Cristina Machado
1° lugar – 200 metros rasos Feminino – Flavia Cristina Machado
Badminton
1° lugar – Feminino Geral
1° lugar – Feminino em duplas – Julia Luiza Berger e Julia Maria Seehagen
2° lugar – Feminino em duplas – Thaiz Cristina Gempka e Kimberlly Cândido Alves dos Reis
1° lugar – Feminino individual – Julia Luiza Berger
2° lugar – Feminino individual – Julia Maria Seehagen
3° lugar – Feminino individual – Thaiz Cristina Gempka
4° lugar – Feminino individual – Kimberlly Cândido Alves dos Reis
Basquetebol masculino
9° lugar – Classificação Geral
Futsal masculino
7° lugar – Classificação Geral
Futsal feminino
11° lugar – Classificação Geral
Handebol masculino
2° lugar – Classificação Geral
Judô feminino
3° lugar – Meio Medio +57/63 KG – Karina Moreira Lopes
3° lugar – Pesado até +78 KG – Maria Eduarda Freitas Araujo
3° lugar – Classificação Geral
Judô masculino
3° lugar – Pesado +100 KG – Nicolas Gomes de Cristo Silva
Karatê
2° lugar – Kumitê leve – Gabriel Konopaski
3° lugar – Kumitê leve – Renato da Silva Severino
2° lugar – Geral Masculino
Taekwondo
1° lugar – Faixa Preta (1º dan acima) Masculino Acima + 80KG – Bruno Henrique Motta
1° lugar – Classificação Geral Masculino
Tênis
1° lugar – Individual masculino – Guilherme Dhionei Pereira da Rocha
1° lugar – Classificação Geral Masculino
Voleibol feminino
4° lugar
Voleibol masculino
2° lugar
Xadrez
3° lugar – Relâmpago Individual Feminino – Jamile Hassen SA
3° lugar – Classificação Geral Masculino



Com assessoria