Max Verstappen e Valtteri Bottas saíram em defesa de Lewis Hamilton após a classificação do GP da Hungria, realizada neste sábado (31). Mesmo com a pole-position, o heptacampeão mundial foi vaiado pelo público que compareceu ao Hungaroring. Hamilton minimizou as manifestações, afirmando que isso “o abastece”.
Na coletiva de imprensa após a classificação, Verstappen, líder do campeonato e principal rival de Hamilton na atualidade, afirmou que as vaias não foram corretas, mas ponderou que pilotos não devem se importar com a manifestação do público em um esporte de altíssimo foco.
“Não é correto, é claro. Mas no fim do dia, somos pilotos. Você não deve se perturbar por este tipo de coisa, deve apenas focar no que você tem de fazer e entregar no carro. Por sorte, usamos capacetes quando pilotamos. E quando importa, não ouvimos nada. Talvez seja diferente de outros esportes, então somos sortudos com isso”, disse Max.
Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, foi mais crítico em relação às vaias que o heptacampeão recebeu. O finlandês vai largar do segundo lugar e pediu que as pessoas questionem seus respectivos comportamentos como fãs do esporte.
“Eu ouvi muitas vaias no fim da classificação e não entendo. Eu queria que as pessoas se questionassem e também o comportamento, porque não acho justo. Estamos aqui como atletas para dar tudo que podemos dar no esporte que amamos. E o Lewis fez uma volta incrível e foi vaiado. Acho que as pessoas deveriam se questionar. É errado, é injusto e não queremos ver essas coisas”, bradou o finlandês.
Fim da má fase
Desde maio, Lewis Hamilton enfrentava um jejum de seis etapas da Fórmula 1 em 2021 sem largar da pole position. Porém, o heptacampeão encerrou a má fase neste sábado ao garantir a pole do GP da Hungria com dobradinha da Mercedes. Em sua 101ª pole da carreira, Hamilton anotou 1m15s419 para superar Max Verstappen por 0s5 e largar ao lado do companheiro de equipe Valtteri Bottas neste domingo. O holandês, que vinha de quatro poles consecutivas desde a França, partirá do terceiro lugar, na segunda fila.
Com Verstappen na frente nos primeiros dois segmentos da classificação, a decisão ficou para os segundos finais da sessão, com o tráfego na pista surgindo para dificultar – e atrapalhando Sergio Pérez, que não conseguiu melhorar o próprio tempo e, em quarto lugar, completa a segunda fila no grid de largada ao lado do companheiro da RBR. Pierre Gasly, da AlphaTauri, completa as cinco primeiras posições.
Lando Norris, da McLaren, aparece em sexto lugar, mas Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe, não passou do Q2 e largará apenas em 11º. Charles Leclerc vem atrás do britânico colocando o único carro da Ferrari nas dez primeiras colocações, já que Carlos Sainz bateu na classificação e parte apenas do 15º lugar. A dupla da Alpine Esteban Ocon e Fernando Alonso, e Sebastian Vettel, da Aston Martin, completam o top 10.
Resultado da classificação

GP
O GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, tem largada prevista para 10h (horário de Brasília) deste domingo.
Com Globo Esporte e Grande Prêmio