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Verstappen é punido e perde pole no México; Leclerc larga na frente

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Foto: Twitter/Fórmula 1

Três horas e meia depois do desfecho do treino classificatório, a direção de prova anunciou a punição ao pole-position Max Verstappen por não ter tirado o pé na sua última volta rápida no Q3 após a batida sofrida por Valtteri Bottas na última curva do Autódromo Hermanos Rodríguez na tarde de sábado (26). O holandês, depois de ter sido chamado para a sala dos comissários, se explicou, mas não evitou a punição: três posições no grid de largada mexicano. Assim, de pole, Verstappen vai largar em quarto neste domingo (27). A posição de honra foi herdada por Charles Leclerc, da Ferrari, que mantém assim uma série imbatível neste segundo semestre na F1.

Sebastian Vettel vai formar a primeira fila toda vermelha no México. Lewis Hamilton também ganha uma posição e agora vai abrir a segunda fila do grid, partindo lado a lado com Verstappen.

A decisão dos comissários veio na esteira de um “sincericídio” de Verstappen, que admitiu, na coletiva de imprensa reservada aos três primeiros colocados da classificação, que admitiu que não tirou o pé após ter visto o carro de Bottas na barreira de proteção por conta da batida. Foi a admissão de Max que levou os comissários a convocarem o piloto para se explicar.

Enquanto Vettel e Hamilton desaceleraram após a batida, Verstappen, o último a passar por Bottas, melhorou seu tempo no Q3, sendo que já estava em primeiro lugar. A volta do holandês levantou dúvidas se ele teria desacelerado após passar por Bottas ou não.

Em um primeiro momento, a FIA havia anunciado que uma análise inicial dos tempos de volta indicava que Verstappen teria reduzido no último mini-setor, justamente o local do acidente de Bottas. Com esses dados, a decisão inicial da direção de prova era de não abrir uma investigação sobre a atitude do piloto.

Mas durante a coletiva de imprensa após o treino, Verstappen afirmou que havia notado o acidente de Bottas e não desacelerou nos metros finais do circuito. Quando perguntado sobre uma possível punição que poderia receber por sua atitude, foi bastante crítico: “Se quiserem excluir o tempo, podem excluir, mas acho que sabemos o que estamos fazendo, se não, não estaríamos na Fórmula 1”, afirmou.

A partir da fala do holandês, a direção de prova reconsiderou sua decisão e convocou Verstappen para prestar esclarecimentos sobre a não-redução de velocidade sob bandeira amarela na curva 17.

Diz o documento que justifica a punição que Verstappen “admitiu que estava ciente de que o carro 77 [de Bottas] bateu e viu o carro no lado esquerdo da pista, mas não estava ciente da bandeira amarela. Ele também admitiu que não reduziu a velocidade no setor amarelo. Os comissários observaram, a partir das imagens onboard do carro 33, que a bandeira amarela era claramente visível e foi mostrada com muita antecedência”.

“O piloto anterior, do carro 5 [Vettel], reduziu a velocidade significativamente, conforme o regulamento. Levando em conta todas as evidências disponíveis e a declaração do piloto, os comissários impõem a perda de três posições no grid para a próxima corrida, além de 2 pontos na carteira”, complementou a direção de prova em seu comunicado.

A largada do GP do México de F1 está marcada para 16h10 (horário de Brasília) deste domingo.

 

Com Grande Prêmio 

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