O Presente
Esportes

Wild tira set, mas não passa por Rune e cai na 2ª rodada

calendar_month 5 de julho de 2024
4 min de leitura

Chegou ao fim a primeira participação do paranaense Thiago Wild em Wimbledon. Diante de um ex-top quatro e atual 15º colocado no ranking, o número um do Brasil e 74 do mundo até saiu na frente e venceu um set, mas acabou sucumbindo ao favoritismo do dinamarquês Holger Rune e foi eliminado na segunda rodada do torneio com uma derrota por 3/6, 6/3, 6/2 e 6/2 em 2h9 de partida

Jogando pela primeira vez a chave principal no All England Club, Wild não conseguiu igualar sua melhor campanha em Grand Slam, que foi a terceira rodada de Roland Garros na temporada passada. Aos 24 anos de idade, ele disputou seu quinto torneio deste gabarito e tem agora três vitórias e cinco derrotas. Seu retrospecto geral diante de adversários do top 20 é de quatro triunfos em 11 jogos, sendo 1-1 considerando os quatro maiores eventos do calendário.

Por sua vez, Holger Rune anota sua 21ª vitória em Slam e a sexta em Wimbledon, onde fez quartas de final no ano passado e não passou da estreia em 2022, suas duas únicas participações anteriores. Ele é apenas o terceiro dinamarquês na Era Aberta a vencer pelo menos dois jogos numa mesma edição em Londres, repetindo os feitos de Torben Ulrich (1968 e 1970) e Kanneth Carlsen (1993, 1994 e 2004).

Na sequência da competição, o jovem de 21 anos terá pela frente um duelo inédito contra o francês Quentin Halys, que bateu o russo Karen Khachanov, quadrifinalista em 2021, com uma virada por 4/6, 6/3, 3/6, 6/3 e 6/4. Aos 27 anos, Halys chega à terceira rodada de Wimbledon pela segunda vez em três participações, repetindo por enquanto a campanha do ano passado, naquele que foi seu melhor resultado da carreira em Grand Slam.

Wild começa firme no saque e larga na frente

O primeiro set de Thiago Wild foi excelente, principalmente nos games de serviço, em que cedeu apenas quatro pontos para o adversário. Apesar de um aproveitamento médio de 63% de acerto do primeiro saque, o brasileiro venceu 87% dos pontos com a primeira bola em quadra e não cedeu um único break-point em toda a parcial. Na única oportunidade a seu favor, Wild foi cirúrgico e concretizou a quebra no quarto game, apenas precisando administrar a vantagem até o final.

Ele ainda fez mais aces do que Rune (4 a 3), não cometeu duplas faltas (contra duas do rival) e também se deu bem em três das quatro tentativas de subida à rede, além de fazer mais winners (11 a 9) e cometer menos erros não forçados (3 a 4).

Rune assume o controle e vira o jogo

A partir do segundo set, o dinamarquês fez valer a condição de número 15 do mundo e foi bem superior ao brasileiro. Na parcial em questão, ele aproveitou uma das duas chances de quebra que teve no quarto game e não foi ameaçado em nenhum momento por Wild, que desta vez foi superado em quase todos os quesito: aces (0 a 4), duplas faltas (3 a 0) e winners (4 a 14), apenas cometendo um erro não forçado a menos (9 a 10).

E foram justamente os erros que fizeram a diferença na terceira parcial, na qual Thiago desperdiçou sozinho dez pontos, contra apenas três de Rune, que fez quase o dobro de winners (18 a 10). Depois de ser quebrado logo na abertura do set, o brasileiro ainda teve dois break-points no quarto game para empatar a disputa, mas não aproveitou. Na sequência, o dinamarquês voltou a superar o serviço do rival e abriu vantagem suficiente para não ser incomodado mais e virar a partida para 2 a 1.

No segundo game do quarto set foi Thiago Wild quem teve a primeira oportunidade de sair na frente, mas novamente desperdiçou break-point, que acabou fazendo bastante falta, já que Holger Rune superou seu saque na sequência e complicou de vez a missão do brasileiro no jogo. O roteiro voltou a se repetir no sexto game, quando Wild abriu 0-40 e teve três novas chances para tentar voltar à partida, mas o dinamarquês fechou a porta mais uma vez e conquistou outra quebra logo depois. Sacando com 5/2, o top 15 confirmou a vitória por 3 sets a 1.

Com Tênis Brasil

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.