Fale com a gente

Geral

139 empreendimentos se instalam em Guaíra só no primeiro semestre

Publicado

em

O município de Guaíra está em constante desenvolvimento. Prova disso é a quantidade de empreendimentos que se instalaram na cidade em 2011. Apenas no primeiro semestre, foram 139 novos estabelecimentos. São empresas e prestadores de serviço de diversos setores, que aquecem a economia, gerando novos empregos e oportunidades de crescimento para a população guairense, afirma o prefeito Manoel Kuba. Segundo ele, Guaíra vive um grande momento, com investidores interessados no município. “O comércio e as empresas prestadoras de serviço oferecem maior qualidade de vida para a população, que tem a oportunidade buscar atendimentos em diferenciados segmentos da área privada. Outro fator para o fortalecimento de Guaíra é a maturidade de nossos empresários, que hoje enxergam o crescimento da cidade. Podemos observar novas lojas sendo abertas, reformadas, ampliadas, novos prestadores de serviço, o grande crescimento do setor imobiliário e na construção civil”, discorre.
Conforme o secretário de Indústria e Comércio, Roque Domingos Morra, a prefeitura tem apoiado os novos empresários do município. “Queremos que novos empreendimentos se instalem em nossa cidade”, relata. “Assim conseguimos aumentar a oferta de empregos e movimentar o comércio e a economia de Guaíra”, completa.

Para que novas indústrias se instalem no município, a prefeitura oferece incentivos. Em 2010, o município arrecadou cerca de 19% a mais de Imposto Sobre Serviço (ISS) que no ano de 2009. Para 2011, a expectativa é que o crescimento seja ainda maior.
“Se compararmos Guaíra com a cidade de Foz do Iguaçu, levando em consideração os índices populacionais e de novas empresas, mesmo menor, o município do Noroeste leva a melhor, com um crescimento econômico de aproximadamente 55%”, pontua Morra.
Segundo dados do último censo, realizado em 2010, Guaíra possui pouco mais de 30 mil habitantes, enquanto Foz tem 311,3 mil, expõe o secretário. Segundo ele, aproximadamente 139 empresas e prestadores de serviço se instalaram em Guaíra e, de acordo com a Junta Comercial de Foz do Iguaçu, apenas 644 na cidade das Cataratas.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (Aciag), Oswaldo Francisco Júnior, 2011 está sendo um ano de muitas vitórias. “Diversos segmentos vêm se instalando e se estruturando no município, novos hotéis, restaurantes, entre outros. A nossa cidade vem recebendo muitos investimentos, inclusive empreendimentos que estavam parados e estão se renovando”, menciona.
Júnior conta que o número de associados tem aumentado e que o próximo passo é qualificar novos profissionais para as empresas que estão se instalando no município. “Estamos buscando parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para capacitar mão de obra”, explica. “Serão realizadas pesquisas para identificar qual área necessita mais de cursos técnicos”.

De olho nas oportunidades
De acordo com o prefeito, atenta ao crescimento do município, a prefeitura investe em capacitação de mão de obra e incentiva estudantes universitários com oportunidades de estágios, bolsas de até 30% para a Universidade Paranaense (Unipar) de Guaíra e transporte para que eles continuem seus estudos. Em 2011 foram ofertados pela Escola do Trabalho cursos técnicos nas áreas de informática, educação, beleza, meio ambiente, eventos, reabilitação e costura. Já a Ação Social promoveu seis capacitações direcionadas principalmente aos jovens do município.
A prefeitura oferece cerca de 150 vagas de estágio para que os novos profissionais desenvolvam seus conhecimentos trabalhando para o município. A fim de incentivar os estudantes que frequentam a universidade em outras cidades, a prefeitura oferece apoio relacionado ao transporte.

Novos empreendimentos
Conforme Kuba, o crescimento do município pode ser refletido através dos novos investimentos que surgiram no último ano. “Na maioria dos casos, são os próprios moradores que melhoraram de situação e investem na cidade”, comenta.

Copyright © 2017 O Presente