Fale com a gente

Geral

1993/96: município passa por significativas mudanças

Publicado

em

Ex-prefeito de Marechal Rondon e hoje deputado estadual Ademir Bier: Agradeço a população rondonense de ter me dado a honra de ser prefeito deste município (Foto: Maria Cristina Kunzler)

Seis anos ap oacute;s o fim da ditadura e o recome ccedil;o das elei ccedil; otilde;es diretas, Marechal C acirc;ndido Rondon se reestruturava politicamente. O ano de 1991 foi marcado por uma novidade. Al eacute;m do processo eleitoral para escolha do novo prefeito rondonense, os ex-distritos rec eacute;m emancipados tamb eacute;m escolheriam seus gestores: Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste.
Em Marechal Rondon foi uma elei ccedil; atilde;o acirrada, tendo como eleito Ademir Bier, hoje deputado estadual. T atilde;o logo saiu vitorioso das urnas, o rondonense j aacute; precisou se preocupar com as ldquo;divis otilde;es rdquo; que precisariam ser feitas, pois os novos munic iacute;pios precisariam do aux iacute;lio do novo governo para conseguirem ldquo;andar com as pr oacute;prias pernas rdquo;.
ldquo;Contamos naquele momento com o apoio dos prefeitos eleitos, sendo assim uma transi ccedil; atilde;o normal. O que nos deu mais trabalho foi a quest atilde;o do pessoal, mas tivemos habilidade neste sentido. Fizemos isso com toda tranquilidade porque os prefeitos da eacute;poca entenderam aquele momento rdquo;, declara Bier.
Ainda para ajudar aos novos munic iacute;pios, a prefeitura rondonense firmou um termo de cess atilde;o de uso de alguns maquin aacute;rios pelo per iacute;odo de um ano. ldquo;O patrim ocirc;nio era de Marechal C acirc;ndido Rondon e fizemos esse termo de uso de um ano para que, neste per iacute;odo, os novos prefeitos pudessem fazer os trabalhos e adquirir novas m aacute;quinas. N atilde;o tinha muito o que se emprestar naquele momento porque o nosso parque de m aacute;quinas tamb eacute;m era pequeno, mas fizemos um grande esfor ccedil;o para atender aos munic iacute;pios rdquo;, afirma.
Hoje deputado estadual, Ademir diz que a emancipa ccedil; atilde;o dos ex-distritos rondonenses foi um processo muito importante para a regi atilde;o. ldquo;S atilde;o munic iacute;pios extremamente fortes e foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, inclusive para Marechal Rondon. Nunca tivemos d uacute;vida disso. A nossa regi atilde;o ganhou muito com as emancipa ccedil; otilde;es rdquo;, aponta.

Choque de gest atilde;o
Ao assumir o mandato, o ex-prefeito promoveu inicialmente uma grande reforma administrativa. ldquo;Entend iacute;amos, na ocasi atilde;o, que era preciso um choque de gest atilde;o efetiva da coisa p uacute;blica, no caso da prefeitura. Fizemos isso contando com essa reestrutura ccedil; atilde;o completa. Criamos novas secretarias, novos departamentos, chefes de divis atilde;o, para que pud eacute;ssemos instrumentalizar o governo que imagin aacute;vamos. Contamos com apoio de uma equipe muito importante, que esteve conosco durante quatro anos rdquo;, ressalta.
De acordo com o deputado, seu governo lhe deu a oportunidade de encerrar o mandato com 93% de aprova ccedil; atilde;o da popula ccedil; atilde;o. ldquo;Todos os anos que se passaram e at eacute; hoje ainda temos o respeito dos rondonenses pelo nosso governo. N atilde;o foi um trabalho que fizemos sozinhos, mas com todos os colaboradores, que ajudaram a executar esse plano de transformar Marechal Rondon em um munic iacute;pio que quer iacute;amos. Avan ccedil;amos muito rdquo;, destaca.

Obras
Al eacute;m da reforma administrativa, Ademir conta que foi poss iacute;vel, em sua gest atilde;o, avan ccedil;ar na Secretaria Municipal de Educa ccedil; atilde;o, com o plano de cargos e sal aacute;rios. J aacute; na quest atilde;o de obras, ele menciona dentre as constru iacute;das o portal da cidade, que se tornou hoje um dos principais cart otilde;es-postais do munic iacute;pio; aquisi ccedil; atilde;o da Unidade de Sa uacute;de 24 Horas; constru ccedil; atilde;o do Est aacute;dio Municipal Valdir Schneider; remodela ccedil; atilde;o das pra ccedil;as na sede municipal; remodela ccedil; atilde;o do centro da cidade com a constru ccedil; atilde;o do cal ccedil;ad atilde;o; manuten ccedil; atilde;o dos asfaltos urbanos e nova pavimenta ccedil; atilde;o; e no interior foi colocado em pr aacute;tica um programa de recupera ccedil; atilde;o e adequa ccedil; atilde;o de estradas, atendendo praticamente todo o munic iacute;pio. Na habita ccedil; atilde;o, foram constru iacute;das em torno de mil casas.
ldquo;Fizemos um esfor ccedil;o muito grande de investimentos naquela ocasi atilde;o. Podemos destacar ainda os investimentos em saneamento b aacute;sico, em que a prefeitura entrou com contrapartida de 25% e o restante conseguimos atrav eacute;s de um trabalho do Werner Wanderer (na eacute;poca deputado federal). Agora o prefeito Moacir (Froehlich) est aacute; centrado nisso e acreditamos que j aacute; nos pr oacute;ximos anos tenhamos condi ccedil; otilde;es de ter no munic iacute;pio o nosso saneamento b aacute;sico rdquo;, menciona.

Germaniza ccedil; atilde;o
Segundo o ex-prefeito, em sua gest atilde;o foi investido na germaniza ccedil; atilde;o, tanto que todas as obras p uacute;blicas, de acordo com ele, foram constru iacute;das em estilo enxaimel. ldquo;Incentivamos isso, mas lamentavelmente o projeto foi abandonado. Esta eacute; outra quest atilde;o que est aacute; sendo retomada pelo prefeito Moacir. Foi algo que eu gostaria de ter avan ccedil;ado mais, mas o tempo foi curto, foram apenas quatro anos rdquo;, salienta.

Recursos
Naquele tempo, diz Ademir, n atilde;o existia tanto repasse de recursos do governo federal como ocorre hoje, com emendas que refor ccedil;am de maneira consider aacute;vel o or ccedil;amento do munic iacute;pio. ldquo;Passamos por planos econ ocirc;micos e a cada momento precis aacute;vamos nos readequar. Durante dois anos tive a oportunidade de ter como governador o Roberto Requi atilde;o. Nos dois anos seguintes, lamentavelmente, com a entrada do governo Jaime Lerner, praticamente n atilde;o fizemos conv ecirc;nios. Ficamos limitados, n atilde;o foi o que Marechal Rondon merecia no retorno por parte do Governo do Estado rdquo;, afirma.

Pacto federativo
Por conta disso, o deputado estadual, que eacute; candidato agrave; reelei ccedil; atilde;o nas elei ccedil; otilde;es de 03 de outubro, diz que espera que nesta campanha se fale mais no pacto federativo. ldquo;A partir do pacto federativo, os recursos poderiam ser descentralizados e ficar nos munic iacute;pios, que s atilde;o os geradores dos recursos. Hoje, infelizmente, o governo federal ret eacute;m grande parte desta arrecada ccedil; atilde;o, passando para os munic iacute;pios apenas as atribui ccedil; otilde;es. Isso diminui muito a condi ccedil; atilde;o de investimento, o que precisa ser revisto e rediscutido rdquo;, conclui.

Copyright © 2017 O Presente