Fale com a gente

Geral Artigo/opinião

“A Casa do Porco”, o melhor restaurante do Brasil – por Dilceu Sperafico

Publicado

em

Foto: Divulgação

Não por acaso, quando se fala em Toledo em qualquer região do país, logo alguém lembra que “é a cidade do porco assado no rolete”.

Além de viabilizar um dos maiores eventos gastronômicos do Sul do país, que anualmente reúne dezenas de milhares de pessoas, incluindo visitantes de outros Estados, entre diversas outras festas, a suinocultura garante a Toledo muitos outros benefícios, como geração de emprego, renda, arrecadação e desenvolvimento urbano e rural, até a satisfação de abastecer o melhor restaurante do Brasil.

Mesmo que a maioria da população nacional desconheça, o estabelecimento denominado “A Casa do Porco”, de São Paulo, que só tem no cardápio pratos à base de carne suína, é o único do país entre os 50 melhores restaurantes do mundo.

No ranking desde 2018, denominado The World’s 50 Best Restaurants, da revista britânica Restaurant, “A Casa do Porco” superou outros famosos restaurantes do país e já em junho de 2019 se tornou o único dos estabelecimentos brasileiros a figurar entre os 50 melhores de todo o planeta.

Pessoas que transitam por ruas do centro da cidade de São Paulo já não estranham a fila quilométrica de clientes formada diariamente em frente ao restaurante, graças à atração especial de servir apenas pratos com carne suína.

O sucesso de público é apenas sinal de como “A Casa do Porco” ascendeu nos últimos anos. A premiação ao restaurante do chef Jefferson Rueda, para a satisfação e orgulho do proprietário, funcionários, clientes e suinocultores de todo o país, foi anunciada em 24 de junho último, durante cerimônia realizada em Cingapura.

Para o bem da suinocultura brasileira, segundo especialistas, quem mais brilhou na última edição do ranking, conhecido como o “Oscar da Gastronomia”, foi o restaurante do chef Rueda, pois seu estabelecimento saltou da 79ª posição no ano anterior, quando ainda era estreante, para o cobiçado 39º lugar, entre os 50 melhores do mundo.

“A Casa do Porco” foi inaugurada em 2015 e já nos primeiros dias de funcionamento apresentava o salão lotado de clientes, chamando a atenção da crítica especializada.

Desde então, no cardápio do estabelecimento estão somente pratos com carne de porco, desde entradinhas até receitas mais requintadas, mas sempre com preços acessíveis.

Para orgulho e ganhos dos toledanos, o município detém o maior rebanho suínos do país, com 1.242.843 animais, o equivalente a 3,1% do plantel nacional, dos quais 55 mil matrizes. A produção foi estimada em 41,4 milhões de suínos em 2018, com aumento de 0,1% em relação ao ano anterior.

Esse destaque se deve à série de fatores positivos, como solo fértil, recursos hídricos abundantes e tradição de diversificação e consorciação da lavoura à pecuária, dos produtores rurais.

Além disso, o município é dividido em pequenas e médias propriedades, todas com acesso à água e clima favorável, além de mais de 350 quilômetros de estradas rurais asfaltadas, favorecendo o aumento e o escoamento da produção de animais.

No mercado mundial, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de produção e exportação, ficando atrás somente da China, União Europeia e dos Estados Unidos.

Em Toledo, somente a indústria da BRF abate 7,5 mil suínos por dia, com mais de 6,2 mil colaboradores, produzindo volume de carne e derivados suficiente para o consumo de 7,5 quilos diários, por cada um dos 140 mil habitantes do município.

O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

dilceu.joao@uol.com.br

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente