O Presente
Geral

A chapa preferida do PT

calendar_month 7 de agosto de 2009
4 min de leitura

Os petistas paranaenses j aacute; tra ccedil;aram seus objetivos. Primeiro, convencer Osmar Dias a assumir uma candidatura fora do contexto dos atuais partidos que disputaram com ele as uacute;ltimas elei ccedil; otilde;es. PDT e PT, mas preferencialmente com o PDMB.
Segundo, convencer Roberto Requi atilde;o a aceitar a candidatura de Osmar Dias para governador, sem colocar mais pimenta nesse tempero.
Terceiro, convencer Orlando Pessuti a desistir de ser candidato a governador, em troca, bem provavelmente, de um lugar cativo no Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde ele j aacute; queria estar, mas foi preterido pelo governador Requi atilde;o, que at eacute; hoje tenta emplacar seu irm atilde;o Maur iacute;cio.
Quarto, convencer a todos esses partidos, inclusive o PP, que a coliga ccedil; atilde;o deve abrir espa ccedil;o para Ricardo Barros ser candidato ao Senado e, portanto, ter aacute; al eacute;m do PDT, PT, PMDB, tamb eacute;m o PP, todos partidos considerados grandes no Estado e com for ccedil;a suficiente para formar uma chapa vitoriosa.
Assim, a composi ccedil; atilde;o ideal que o PT e o presidente Lula est atilde;o trabalhando para o Estado do Paran aacute; ter aacute; como candidato a governador Osmar Dias (PDT), vice Jorge Samek ou Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requi atilde;o e Ricardo Barros para as duas vagas ao Senado.
Eacute; bem verdade que duas coisas s atilde;o absolutamente certas.
Primeiro, eacute; uma costura muito dif iacute;cil de ser feita na pr aacute;tica, j aacute; que o PT, embora pr oacute;ximo do PMDB, eacute; praticamente advers aacute;rio em todas as grandes cidades do PP. E n atilde;o h aacute; d uacute;vida que isso influencia o humor dos pol iacute;ticos locais, que depois precisam se adaptar a esse arranjo e muitos t ecirc;m que abrir m atilde;o de suas pretens otilde;es anteriores. Basta observar na regi atilde;o: Toledo, Cascavel, Foz do Igua ccedil;u, Gua iacute;ra, Santa Helena, Palotina etc…
Segundo, caso aconte ccedil;a, eacute; uma alian ccedil;a muito forte, com estrutura para vencer a elei ccedil; atilde;o, disso ningu eacute;m deve ter d uacute;vidas, raz atilde;o pela qual os pol iacute;ticos abrem m atilde;o de muitas de suas pretens otilde;es.
Al eacute;m de bons candidatos para todos os cargos, a composi ccedil; atilde;o ainda teria o Governo do Estado e o governo federal juntos. Um apoio nada desprez iacute;vel, nem do governador Orlando Pessuti e nem do presidente Lula.
Al eacute;m de tudo isso, a composi ccedil; atilde;o ainda neutraliza o eventual apoio do senador Alvaro Dias ao candidato preferido por nove em cada dez l iacute;deres do PSDB, que eacute; o prefeito de Curitiba, Beto Richa.
Para o prefeito n atilde;o tem outra sa iacute;da. Ou eacute; candidato e arrisca vencer a elei ccedil; atilde;o, ou daqui a dois anos fica sem cargo do mesmo jeito. Se perder a elei ccedil; atilde;o, pode at eacute; disputar novamente a prefeitura em 2012, mas se eleger Osmar Dias governador, estar aacute; fora do p aacute;reo por pelo menos oito anos.
Vai ficar sem mandato em 2012 e sem poder de fogo para disputar cargos mais ousados, sem ter a Prefeitura de Curitiba e nem o apoio de nenhuma das atuais grandes lideran ccedil;as do Estado.
Richa, se decidir e certamente decidir aacute; pela candidatura a governador, vai disputar sozinho contra os dinossauros da pol iacute;tica paranaense: Osmar, Requi atilde;o e, por tabela, Alvaro.
Mas com o prest iacute;gio que tem em Curitiba e com a for ccedil;a de quem vem embalado por duas vit oacute;rias acachapantes em Curitiba, um nome que hoje representa a renova ccedil; atilde;o da pol iacute;tica estadual, eacute; bom que os seus advers aacute;rios n atilde;o pousem nas fotos antes da hora.
A elei ccedil; atilde;o, mesmo nestas circunst acirc;ncias, ser aacute; muito disputada. Os partidos mesmo coligados em n iacute;vel estadual n atilde;o conseguir atilde;o levar todos os prefeitos e vereadores para os mesmos palanques.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.