O Presente
Geral

Acadêmicos de Pedagogia do Isepe/Rondon visitam aldeias no Mato Grosso do Sul

calendar_month 9 de maio de 2018
2 min de leitura

Acadêmicos do curso de Pedagogia do Isepe/Rondon visitaram no último sábado (05) as aldeias indígenas Amambai e Limão Verde, ambas da etnia Guarani Kaiowá. A viagem de conhecimento foi realizada no município de Amambai, no Mato Grosso do Sul, integrando o projeto Educação Indígena, organizado pelo professor Jones Luiz Otto, com apoio dos professores Tiago Hansel, Selma Kunzler, Alice Cattelan e pela coordenadora do curso, Andreia Eggers.

Limão Verde

Na Aldeia Limão Verde, os acadêmicos da instituição conheceram de perto a realidade do convívio diário da população indígena, principalmente no projeto Kuña Mbaraete, ou mulher forte, desenvolvido pela associação de mães, no qual a professora Vilma Selhorst dedica seu tempo para com as mulheres indígenas auxiliando na confecção de roupas, agasalhos, toalhas, tapetes, cobertores, etc. Os itens são confeccionados para o consumo próprio, enquanto o excedente é vendido na cidade.

Além disso, a mesma orienta o grupo sobre a convivência familiar. O material é arrecadado e doado ao grupo de mulheres para a realização das peças, que na maioria das vezes é feito a mão, devido à falta de máquinas de costurar.

Segundo a professora Vilma, muitas das mães fazem apenas uma pequena alimentação diária à base de pucherada (mandioca com osso raspado). Ela relata ainda que os programas de auxílio do governo federal, entre eles bolsa-família, e a venda de seus trabalhos artesanais têm amenizado um pouco as necessidades das famílias.

Amambai

Já na Aldeia Amambai foi visitada a Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy (escola) Guarani Kaiowá, sendo acompanhados pela professora pedagoga indígena bilíngue Francieli Martines Vera.

Percebeu-se o quão diferenciado é o ensino aos alunos e a dificuldade que alguns enfrentam devido à depressão que acomete os menores.

A visitação contou com autorização do chefe da Fundação Nacional do Índio, Jorge Pereira da Silva, que permitiu a entrada e o contato com estes povos.

Projeto

O projeto Educação Indígena do Isepe/Rondon tem como visão demonstrar de forma clara e precisa como as diferentes culturas são alfabetizadas, e de como é o convívio familiar, e ainda a realidade local como: habitação, trabalho, alimentação e vestuário dos povos indígenas.

Com este contato professores e acadêmicos retornaram com visão diferenciada da realidade educacional, e de vida dos povos indígenas, principalmente ouvindo seus relatos de forma presencial, observando suas dificuldades que são muitas, onde dependem de muito para sobreviver.

O Presente

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.