Fale com a gente

Geral

Aeroporto volta a operar com voo comercial

Publicado

em

Depois de dez anos o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho, de Toledo, voltou a contar na segunda-feira (15) com voos regulares para Curitiba. O funcionamento da linha foi viabilizado através de uma parceria entre a Sol Linhas Aéreas, a prefeitura de Toledo e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e de municípios vizinhos, especialmente Marechal Cândido Rondon e Palotina.

Juntas, as entidades terão o compromisso de viabilizar a comercialização de dez passagens diárias (cinco de ida e cinco de volta) por um período de três meses. O primeiro embarque foi feito na segunda-feira às 6h, com destino a Curitiba, passando por Umuarama. No retorno, o voo sai de Curitiba às 21h30min, com escala em Umuarama, chegando a Toledo às 23h45min. Os voos serão de segunda a sexta-feira e a empresa já solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a autorização para uma segunda linha de Curitiba a Toledo, saindo às 8h30min, chegando a cidade às 9h30min e retornando às 10h para a capital do estado. “Seriam duas opções de voos, uma às 6h e outra às 10h, e de Curitiba a Toledo, às 8h30min e às 21h30min”, informa o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Narcizo Müller, que acompanhou o primeiro embarque na segunda-feira.

Segundo ele, além do envolvimento com as entidades na parceria para garantir a comercialização das passagens, a prefeitura auxiliou no processo realizando alguns investimentos no aeroporto e na contratação de um funcionário em tempo integral para administração do aeroporto. Foram investidos cerca de R$ 200 mil em parceria com o estado para a adequação da infraestrutura técnica do aeroporto, atendendo as exigências da ANAC. Foi feita a pintura da pista, sinalização, recuperação do sistema de balizamento noturno e de 2800 metros de cerca de isolamento, abertura de um novo acesso do estacionamento, entre outros pequenos investimentos, atendendo assim a todas as recomendações feitas pela ANAC.

O próximo passo, conforme o secretário, é a realização de novos investimentos para ampliar a capacidade de operação do aeroporto para aeronaves de médio porte. O projeto para a realização de um reforço nas cabeceiras da pista, o que permitiria a realização de pousos e decolagens de aviões de até 100 lugares, já foi encaminhado e o município aguarda um retorno do estado. Serão necessários cerca de R$ 700 mil para a execução dos serviços. “Estamos conversando com o governo do estado e esperamos que este investimento seja liberado em breve”, destacou o secretário.

Segundo ele, o transporte aéreo para a região é fundamental dando mais agilidade aos empresários e demais pessoas que precisam se deslocar para a capital do estado para negócios. De carro, seriam necessários três dias, sendo dois para ir e um terceiro na capital, enquanto por avião, a pessoa pode sair de manhã e retornar à noite, com tranqüilidade e segurança.

Além disso, acrescentou Narcizo, o aeroporto de Toledo oferece excelentes condições técnicas, permitindo pousos e decolagens com condições climáticas adversas. Enquanto na região é freqüente o fechamento de aeroportos, em Toledo isso é mais difícil pelas condições climáticas favoráveis. Nos últimos dias, por conta do fechamento do aeroporto de Cascavel para reformas, aviões particulares têm utilizado o aeroporto local para as suas operações. A média de ocupação chega a seis voos diários.

Copyright © 2017 O Presente