Fale com a gente

Geral

Aliado, PSDB não garante apoio a Rita Schimidt em 2012

Publicado

em

Assim como em Marechal Cândido Rondon, no município de Santa Helena a escolha da nova comissão provisória do PSDB também não aconteceu de forma tranquila. Isto porque igualmente duas chapas foram montadas e enviadas para escolha da executiva estadual. Uma encabeçada por Lindomir Bernardi (Bi) e outra pela vereadora Marilaine Mânica Brod.
Isso ocorreu porque haveria um entendimento de que o candidato a deputado estadual do PSDB que alcançasse a maior votação em Santa Helena teria o direito de comandar a constituição do partido no município. É o que afirmou o novo presidente Bernardi em entrevista ao O Presente, ontem (02), após uma semana de silêncio. “A Mari apoiou e fez campanha para o (Ademar) Traiano e o Nego (Edmar Santin, vice-prefeito) apoiou a Rose Litro (esposa do ex-deputado Luiz Fernandes Litro)”, menciona.
Como a Rose Litro obteve maior votação, seu marido comandou a formação da nova comissão provisória e escolheu Bernardi para ser o presidente. “Chamei a Mari para compor comigo, mas ela tinha decidido que não abriria mão da presidência. Então ela montou uma comissão provisória e me colocou como secretário; e eu montei a minha com ela como tesoureira. O restante dos membros eram todos iguais nas duas chapas. A minha chapa foi aceita, pois o mando político era do Litro. Esse foi o único impasse que houve, mas fora isso não há outra divergência com a Mari”, garante o santa-helenense.
De acordo com ele, todo mal-estar com a sua nomeação para presidência da comissão provisória já foi superada e agora inicia uma nova etapa de preparação do PSDB para as eleições e 2012. “Posso dizer que praticamente estou com as rédeas do partido e já posso até falar como presidente. Agora vou procurar desempenhar o melhor trabalho possível”, declara.

Eleições municipais
No âmbito municipal, Bernardi informa que o PSDB é aliado da prefeita Rita Schimidt (PP), tendo em vista que ela apoiou o governador Beto Richa (PSDB) nas eleições. No entanto, quando o assunto é eleição municipal, o quadro político interno ainda está muito indefinido e o dirigente não adianta um possível apoio à mandatária caso ela seja candidata à reeleição. “O PSDB também conta com nomes. A Rita está no PP e devido a divergências internas dizem que vai se filiar no PSD. É muito cedo para falar em apoios, porque também temos nomes e nem sabemos se ela será candidata à reeleição, porque sempre diz que não pretende concorrer novamente. Por isso, não podemos adiantar nada”, declara.
Questionado sobre quais os nomes do PSDB atualmente têm potencial em se candidatar, Bernardi diz que igualmente não é possível adiantar nomes. Isto porque ele está assumindo a presidência da comissão provisória somente agora e precisa se inteirar de toda situação, aponta.

Comissão provisória
A nova comissão provisória do PSDB de Santa Helena tem Lindomir Bernardi como presidente, Fernando Ricardo Santin como secretário e Marilaine Mânica Brod como tesoureira. Foram escolhidos como membros Gervásio Miguel Karling, Ronaldo Claudino da Silva, Tarcísio Miguel Koch e Vilson Gabriel.

Copyright © 2017 O Presente