Fale com a gente

Geral Rui Barbosa

Alunos e professores participam de Avaliação dos Indicadores Multifocais da Escola da Inteligência

Publicado

em

Alunos responderam dez questões baseadas em situações problemas cotidianos e nas habilidades socioemocionais desenvolvidas com as aulas da Escola da Inteligência (Fotos: Divulgação)

Com o objetivo de observar o desenvolvimento dos professores e alunos que participam das aulas da Escola da Inteligência, no Colégio Luterano Rui Barbosa, os professores aplicadores e os alunos, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, participaram da Avaliação dos Indicadores Multifocais. Os questionários foram realizados entre os dias 15 de maio e 15 de junho, por meio de uma plataforma virtual da Escola da Inteligência.

Os alunos responderam dez questões baseadas em situações problemas cotidianos e nas habilidades socioemocionais desenvolvidas com as aulas da Escola da Inteligência. Já os professores responderam cinco perguntas de auto percepção das habilidades socioemocionais aprimoradas com o Programa.

Os indicadores são uma medida de avaliação, em que é verificado a assimilação dos conteúdos e a auto avaliação de cada estudante, de acordo com cada faixa. O mês de Indicadores Multifocais observará o desenvolvimento de professores e alunos em relação ao programa, no âmbito dos conceitos e conteúdos trabalhados nos materiais didáticos da Escola da Inteligência e que são aplicados semanalmente e, no âmbito da autopercepção, no que se refere as habilidades socioemocionais.

Conforme o professor que ministra aulas da Escola da Inteligência, Luis Ebuchi, a participação no questionário on-line foi de grande importância para desenvolvimento das aulas da EI. “Esta atividade está proporcionando uma avaliação dos aspectos socioemocionais dos nossos alunos, bem como os principais pontos indicadores a serem tratados com maior ênfase no processo de amadurecimento multifocal e emocional dos jovens”, destaca.

A coordenadora da Escola da Inteligência no Rui Barbosa, Claudete Sbardelotto Teixeira, enaltece a importância desta avaliação, tanto para os alunos quanto para os professores aplicadores. “As questões levaram os alunos a refletirem sobre os temas abordados nas aulas, fomentando as características saudáveis e não saudáveis e o quanto eles assimilaram. Já os professores tiveram a oportunidade de avaliar o que já foi trabalhado até o momento, pontuando questões que precisam ser aprofundadas”, informa.

 

O Programa

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal (TIM), elaborada pelo Dr. Augusto Cury, ela foi pensada especialmente para atender a três grandes objetivos essenciais ao desenvolvimento e ao bem-estar do ser humano: a inteligência (cognitiva, emocional e social), a promoção da saúde e o aprimoramento de competências voltadas às relações sociais. E esses objetivos só existem em razão de três elementos que, juntos, formam um tripé importante para o nosso trabalho: a escola, o aluno e a família.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente