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Ampliação da frota faz prefeitura planejar próximas ações

Publicado

em

Maria Cristina Kunzler
Com tantos carros e motos dividindo o mesmo espaço, é cada vez mais difícil encontrar vagas no estacionamento da área central da cidade: prefeitura busca solução para amenizar problema

Nos últimos anos, Marechal Cândido Rondon tem se consolidado como um dos municípios paranaenses com maior número de veículos proporcionalmente à população local. Ao todo, são 47.265 mil habitantes para 30.297 veículos, o que dá uma média de 1,56 habitante por veículo. De julho de 2010 a julho deste ano, houve um acréscimo de 6,91%. Com o aumento especialmente de carros e motos a cada ano, o trânsito se tornou uma grande preocupação das autoridades municipais, a exemplo do que também acontece em outras cidades. O desafio é conseguir ter um trânsito harmonioso para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, e, ao mesmo tempo, torná-lo mais seguro.

Para isso, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon tem estudado algumas intervenções que podem contribuir essencialmente para duas questões: primeiro, diminuir os acidentes; segundo, aumentar o número de vagas no estacionamento da região central da cidade. A informação é do secretário especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito, Ito Dari Rannov. “É permanente a busca por melhorias no trânsito de Marechal Cândido Rondon”, sentencia.

De acordo com ele, como a pasta foi criada neste ano e ainda não contém orçamento próprio, algumas ações precisam ser desenvolvidas a partir de parcerias ou através do remanejamento de recursos de outras secretarias. Contudo, Rannov afirma que existem alguns projetos em andamento, como é o caso da sinalização do trânsito e da implantação de 34 travessias elevadas em 18 diferentes pontos da cidade. Neste caso, a construção foi paralisada em função do governo federal ainda não ter repassado o recurso para o município. “Já foram construídas seis travessias elevadas”, menciona, segundo o qual, para a conclusão destas ainda falta a sinalização horizontal e vertical.

Em relação à área central da cidade, o secretário informa que existe um projeto que está em fase adiantada para reorganizar o estacionamento, cujo objetivo é aumentar o número de vagas. “A falta de vagas é a campeã de queixas por parte de comerciantes e consumidores. Queremos ampliar as ruas, que devem contar com o estacionamento oblíquo de um lado e paralelo do outro, a exemplo da Rua Espírito Santo, em frente ao paço municipal”, revela. A área que pode ser beneficiada com a mudança é compreendida entre a Rua Espírito Santo no limite com a Rua Minas Gerais e entre a Avenida Maripá até a Rua Dom João VI. “Tem ruas que comportam bem o estacionamento oblíquo porque são mais largas, enquanto outras não. Então as duas formas de estacionamento na mesma rua são uma maneira de ampliar o número de vagas para estacionar. Estaríamos resolvendo este problema e, ao mesmo tempo, isso faz diminuir um pouco a velocidade, porque ruas largas e espaçadas fazem com que alguns motoristas trafeguem com velocidade acima do permitido para o trecho. O projeto já está adiantado e agora estamos buscando recursos para sinalizar boa parte ainda este ano”, declara.

O chefe da pasta menciona que a pre feitura também quer criar mais vagas para veículos de pessoas com deficiência e/ou idosos. “Queremos deixar bem definido neste projeto, por meio de sinalização horizontal e vertical, qual é o estacionamento para as motos e para os carros”, acrescenta.

Campanhas

 

A Secretaria Especial de Coordenação de Programas em Segurança e Trânsito visa ainda criar algo permanente em termos de conscientização. Neste sentido, o foco estará em motociclistas, ciclistas e pedestres. “Vejo que os acidentes só vão diminuir com a conscientização das pessoas. No Brasil tem aumentado muito a comercialização de motos e conforme isso acontece está aumentando o índice de pessoas envolvidas em acidentes que utilizam este meio. O foco precisa ser em cima disso e quem sabe realizar parcerias com autoescolas para conscientizar mais os alunos. Afinal, tudo passa pela educação”, destaca Rannov.

Intervenções

 

Apesar de ainda não ter em mãos os números oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, o secretário acredita que o número de acidentes no trânsito rondonense diminuiu após as intervenções que foram realizadas, dentre elas a implantação de nova sinalização horizontal e vertical, construção de lombadas e travessias elevadas e instalação de novos semáforos. “Estamos no aguardo dos números, mas as iniciativas estão sendo bem avaliadas, pois percebemos uma redução no número de acidentes graves”, salienta.

Reativação do Coetran

Paralelamente às ações que estão sendo colocadas em prática, o chefe da pasta comenta que o Conselho Executivo de Trânsito (Coetran) vai retomar as atividades assim que os novos membros forem nomeados pelo prefeito Moacir Froehlich através de decreto. Para que isso ocorra, as mais de 30 entidades que integram o órgão precisam indicar seus representantes. “Como contaremos com um grande número de integrantes, a ideia é criar comissões dentro do Coetran para discutir projetos. Com isso esperamos otimizar os trabalhos e que as decisões sejam tomadas mais rapidamente para que possam ser colocadas em prática”, conclui.

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