Emanuela Schnekemberg

Arrastões, investimento em conscientização por meio da mídia, visitas domiciliares diárias, pedágios e diversas ações articuladas que estavam sendo realizadas rotineiramente em Nova Santa Rosa foram intensificadas devido aos dois casos importados de dengue registrados nesta semana
Após mais de 16 meses sem dengue, a Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa confirmou nesta semana dois casos importados da doença. A contaminação é considerada importada quando a pessoa contraiu dengue em outra cidade. Neste caso, uma pessoa foi infectada no Mato Grosso e outra pegou a doença em Marechal Cândido Rondon.
Diante desse cenário, mesmo estando há mais de 16 meses sem registrar nenhum caso autóctone de dengue (quando a pessoa foi infectada no próprio município), diante dos dois casos importados, a prefeitura intensificou ainda mais o trabalho, que hoje é considerado pela 20ª Regional de Saúde como modelo para todo o estado do Paraná. A administração municipal como um todo, bem como a Secretaria de Saúde, está trabalhando mesmo sem casos autóctones, como se estivesse em situação de epidemia, pelo fato de existirem muitos casos nos municípios próximos a Nova Santa Rosa e também porque registramos dois casos importados da doença, explica o secretário de Saúde, Luis Henrique Hendges.
Leia a matéria completa na edição impressa de hoje