Fale com a gente

Geral Helda Elaine

Após lançar livro em coautoria, rondonense anuncia obra solo

Publicado

em

Consagrada nos palcos Brasil afora, Helda Elaine vive agora a experiência como escritora: sua primeira obra está à venda nas melhores livrarias do país e em sites especializados (Ana Paula Wilmsen/OP)

Se tornar um palestrante de sucesso é o desejo de muitas pessoas, mas uma carreira que se torna realidade para poucas. Cobiçada, a profissão exige muito mais que presença de palco, gostar de falar em público, não ter medo de encarar uma plateia… É preciso estratégia, muita criatividade, além de conhecimento técnico, para se destacar dos demais.

A rondonense Helda Elaine Völz Bier sabe muito bem disso. Há oito anos atuando nesse ramo, ela conhece os desafios de se tornar bem-sucedido em um meio tão concorrido. Ganhar mercado não é tarefa fácil, mas ela, passo a passo, conquistou seu espaço e hoje integra o casting da Fadel, a mais renomada agência de palestrantes do país.

Desde 2010 atuando como palestrante profissional, Helda Elaine já proferiu centenas de palestras Brasil afora, todas personalizadas, mantendo uma alta taxa de recontratação. Agora, ela dá mais um importante passo em sua carreira. No último dia 14, lançou o livro “Mulher – Desperte o poder que há em você”. A obra, da editora Novo Século, revela histórias de superação, empoderamento e sucesso de dez brasileiras executivas e empreendedoras; uma delas, a rondonense.

“Estou muito feliz com o lançamento do livro. Tem sido uma experiência muito valiosa, que superou a minha expectativa”, declarou ao O Presente. “Para você ter uma ideia, a Livraria Cultura, em São Paulo, onde lançamos a obra, sinalizou sobre o número expressivo de vendas, pois surpreendeu e foi superior a outros lançamentos”, acrescenta.

Segundo Helda Elaine, o livro está à venda nas melhores livrarias do país e em sites especializados. “Em Marechal Cândido Rondon deve chegar daqui uns dias e estará à venda nas Livrarias Globo e Nota 10, a princípio. São dez histórias de conteúdo riquíssimo, vale a leitura. São relatos de momentos importantes da vida de cada autora e certamente podem inspirar e empoderar mulheres na busca de seus objetivos”, enaltece.

A obra traz ferramentas práticas de autoconhecimento para as mulheres conseguirem lidar com seus desafios, encontrando soluções e bons resultados para seus objetivos e sonhos. Mais do que isso, integra o projeto “Uma nova mulher”, do Instituto Nação de Valor, organização que apoia projetos sociais dedicados a minorias. Sendo assim, toda a receita oriunda com a obra será destinada a este fim, sendo os direitos autorais do livro doados para trabalhos sociais do Instituto, todos voltados ao plano de ação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Outra obra, a primeira solo

Mesmo tendo autografado centenas de obras nas últimas semanas, Helda Elaine ainda vai ter que escrever muitas outras dedicatórias. Isso porque a palestrante comportamental e motivacional vai lançar, em breve, mais uma obra. Desta vez, um livro solo. “O livro solo eu venho planejando há tempos e a obra ‘Mulher – Desperte o poder que há em você’ foi uma oportunidade que surgiu nesse meio tempo e eu abracei”, explica.

A obra solo, de acordo com a rondonense, é composta por histórias baseadas em fatos que, de alguma forma, mudaram sua vida para melhor e têm força para inspirar a quem busca realizar os sonhos pessoais ou de carreira.

Para a escritora, contar histórias vale muito. “E nos livros elas também estão ganhando cada vez mais valor. Isso acontece porque a lógica ensina, mas a história emociona. Ela trabalha de uma forma diferente no cérebro da pessoa. Então, o meu livro solo vai ter muitas histórias reais, não inventadas, com personagens reais”, revela.

O lançamento está previsto para acontecer em agosto. “É de praxe fazer lançamento em São Paulo, até porque a cidade é referência neste sentido, mas faço questão de promover um lançamento desse livro solo também em Marechal Rondon, tendo em vista que sou daqui e valorizo muito essa terra. Quem me conhece sabe que eu tenho o maior orgulho em dizer que sou de Marechal Cândido Rondon”, destaca Helda Elaine.

 

O ser humano 10D

A obra ainda está em fase de ajustes finais, mas, de acordo com a rondonense, toma de empréstimo as teorias físicas das dimensões do universo e a linguagem “D”, usada pela tecnologia para traçar um paralelo com o ser humano. “Vamos compor vários capítulos envolvendo essa questão do ser humano 10D, que é o ser humano de relacionamento, de empatia, de resiliência, de cooperação, de soluções, de fé, enfim, aquele que busca alternativas diante da realidade que tem. O livro destacará também no decorrer dos seus capítulos a importância das pessoas buscarem fazer ‘algo a mais’. Muitos fazem só o básico e precisamos de pessoas fazendo um pouco mais, pois é a segunda milha que diferencia”, detalha.

 

Inquietude

Helda Elaine conta que buscou levar para o livro um pouco da sua inquietude. “Eu tenho uma inquietude que me faz crescer, e eu procuro levá-la a outras pessoas também. É a inquietude que leva ao progresso, ao desenvolvimento. Tudo acontece a partir das inquietudes, por isso elas são fundamentais. É buscar soluções para as coisas porque elas existem e olhar por perspectivas diferentes, e o livro tem esse propósito”, comenta.

 

Missão

Para a palestrante, tanto a obra lançada recentemente como a que será lançada em agosto é uma forma de as pessoas conhecerem um pouco mais da sua história. “Muitos não têm a oportunidade de assistir a uma palestra minha, mas terão o livro para conhecer um pouco mais da minha trajetória, conceitos, experiências e oxalá se inspirar a encarar os desafios da vida focados nas soluções e não nos problemas, que é uma filosofia que eu prego, a viver o dia a dia de uma forma leve, que é a forma como eu levo a vida”, enaltece.

Eternizar um trabalho que é movido pelo propósito de impactar positivamente a vida de muitas pessoas é algo fantástico, na opinião de Helda Elaine. “As obras eternizam o trabalho da gente. Passam de geração em geração, e isso é magnífico”, avalia. “Sou muito realizada com o que faço. Vou buscar mais, claro. Mas não tenho loucura por dinheiro. A minha missão é levar a ‘chave do você pode’ para muita gente”, finaliza.

 

De Marechal Rondon para o Brasil

Palestrando em diferentes palcos Brasil afora, Helda Elaine tem conseguido ampliar cada vez mais seu portfólio de apresentações. Atualmente, Goiás é o Estado onde a rondonense mais profere palestras.

“De um ano para cá, ampliou muito minha participação em eventos em Goiás, mas também venho sendo bastante cotada para palestrar em São Paulo, principalmente para falar sobre cooperativismo. São Paulo é referência e modelo para muitas coisas, mas não em cooperativismo, e quando se fala em cooperativismo, o Sul do Brasil é referência, e o Paraná é ainda mais. Em associativismo o Paraná também é referência e o Oeste do Estado é referência dentro do Paraná. As maiores cooperativas estão aqui, são praticamente vizinhas e são cases de sucesso. Por isso eles querem buscar isso aqui. Hoje, entre outros temas, como relacionamento, comunicação, atendimento, vendas, trabalho em equipe, eu sou referência para falar de cooperativismo, por isso tenho sido bastante procurada”, aponta, enaltecendo, contudo, que o conhecimento está em todos os lugares.

Na visão da rondonense, o diferencial de um palestrante no palco é conseguir contextualizar conteúdo com vivência, ou seja, as experiências do dia a dia. “O palestrante não é um super star, é uma pessoa como qualquer outra, que passa por desafios, problemas, mas que tem que ter resiliência, que tem que superar e encontrar soluções e busca, acima de tudo, compartilhar conhecimento, inspirar e impactar positivamente a vida das pessoas”, conclui.

Copyright © 2017 O Presente