Fale com a gente

Geral esperam por informações

Argentinos ficam retidos na fronteira, em Foz do Iguaçu, após Fernandez suspender repatriações

Publicado

em

(Foto: RPC Foz do Iguaçu/Reprodução)

Argentinos que viajaram para fora do país aguardavam nas Aduanas da Ponte Tancredo Neves, na fronteira com o Brasil, que liga Puerto Iguazú a Foz do Iguaçu, na manhã desta quinta-feira (26).

Os cidadãos argentinos esperam por informações sobre a possibilidade de retornar à Argentina após o presidente, Alberto Fernandez, decidir suspender a repatriação daqueles que estavam no exterior. A medida foi anunciada na quarta-feira (25) como forma de prevenção ao novo coronavírus e é válida por tempo indeterminado.

“Não sabemos se há transporte via terrestre ou avião pra voltar pra Rosário”, disse a argentina Brenda Ordinas que não sabe como voltará para casa.

De acordo com o Ministério da Saúde da Argentina, quase 50% dos casos 502 confirmados da Covid-19 no país estão relacionados com viagens. O boletim foi divulgado na manhã desta quinta-feira (26).

Segundo o presidente, o governo argentino ajudará cerca de dez mil moradores nessa situação, mas não deu detalhes de como funcionará esse auxílio. Sobre os casos excepcionais, disse que poderão entrar pessoas com mais de 65 anos de idade.

Fernandez informou que estrutura nacional precisa se organizar antes de receber novamente os cidadãos, pois as pessoas que viajaram para os outros países têm potencial para contagiar os demais moradores da Argentina.

A estimativa do governo argentino é de que cerca de 20 mil argentinos ainda estejam no exterior.

Puerto Iguazú

Após determinação da Prefeitura de Puerto Iguazú, a fronteira da cidade com Foz do Iguaçu foi fechada com caminhões na quarta-feira. A migração permitia a entrada apenas de moradores da cidade.

De acordo com a prefeitura do município, estima-se que cerca de 9 mil argentinos voltaram para o país pela fronteira brasileira na última semana.

A Prefeitura de Puerto Iguazú, na Argentina, não permitiu mais a entrada de argentinos pela fronteira brasileira — Foto: RPC Foz do Iguaçu/ Reprodução

A Prefeitura de Puerto Iguazú, na Argentina, não permitiu mais a entrada de argentinos pela fronteira brasileira — (Foto: RPC Foz do Iguaçu/ Reprodução)

Com RPC Foz do Iguaçu

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente